Eleições 2022

Datafolha: Lula tem 50% dos votos válidos, Bolsonaro 36% e Tebet supera Ciro

É o último levantamento do Datafolha antes do primeiro turno. Pela primeira vez, a candidata do MDB apareceu na frente de Ciro

Pedro Grigori
postado em 01/10/2022 18:12 / atualizado em 01/10/2022 18:45
 (crédito: Montagem/AFP)
(crédito: Montagem/AFP)

A última pesquisa do Datafolha antes do primeiro turno, divulgado neste sábado (1º/10), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no limite para vencer a disputa pela presidência no primeiro turno, com 50% dos votos válidos, mesma porcentagem do último levantamento, divulgado na quinta-feira (29/9)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tambem se manteve com 36%. O levantamento mostrou, pela primeira vez, a senadora Simone Tebet (MDB) na frente de Ciro Gomes (PDT). A emedebista oscilou para 6%, enquanto o ex-governador do Ceará foi para 5%. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d'Avila (Novo) se manteram com 1%.

Constituinte Eymael (DC), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB), Vera (PSTU) e Leo Péricles (UP) não pontuaram. 

Os votos válidos são calculados após a exclusão dos brancos, nulos e do percentual de entrevistados que afirmam estar indecisos. Para vencer no primeiro turno, é preciso ter 50% dos votos mais um.

Variação em relação a pesquisa de 29 de setembro

  • Lula (PT): 50% [=]
  • Jair Bolsonaro (PL): 36% [=]
  • Simone Tebet (MDB): 6% [+1]
  • Ciro Gomes (PDT): 5% [-1]

A pesquisa foi contratada pela Folha de S. Paulo e a Rede Globo. O instituto entrevistou 12.800 pessoas em 310 cidades. O levantamento tem o registro BR-00245/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. 

  • Brazilian former President (2003-2010) and candidate for the leftist Workers Party (PT) Luiz Inacio Lula da Silva prepares to participate in a presidential debate ahead of the October 2 general election, at the Globo television network in Rio de Janeiro, Brazil, on September 29, 2022. (Photo by MAURO PIMENTEL / AFP) MAURO PIMENTEL / AFP
  • (L to R) Brazilian presidential candidates Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Luiz Felipe D'Avila (Novo), Soraya Thronike (Uniao), Luiz Inacio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) and Ciro Gomes (PDT) pose before a presidential debate ahead of the October 2 general election, at the Globo television network in Rio de Janeiro, Brazil, on September 29, 2022. (Photo by MAURO PIMENTEL / AFP) AFP
  • Simone Tebet no debate da Rede Globo Reprodução/Rede Globo
  • Lula e Padre Kelmon no debate da Rede Globo Rede Globo/Redução
  • 29/09/2022 Crédito: Reprodução/TV Globo. Presidenciáveis participam de debate na Rede Globo Reprodução/TV Globo
  • Bolsonaro voltou a dizer que o eventual retorno do PT é uma ameaça ao país e defendeu pautas ideológicas Reprodução/TV Globo

O Datafolha entrevistou os eleitores na sexta-feira e no sábado, após o debate entre os presidenciáveis da Rede Globo, transmitido na última quinta-feira. O embate, que contou com os quatro líderes na corrida pela presidência, além de Felipe D'Ávila (Novo), Padre Kelmon (PTB) e Soraya Thronicke (União Brasil), foi marcado pela dura troca de acusações entre Lula e Bolsonaro, que polarizam a corrida eleitoral, e por uma série de pedidos de direito de resposta, a maioria atendida pela produção do programa.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), com uma postura bastante agressiva, baseou suas acusações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas denúncias de corrupção que marcaram os governos petistas. Lula também foi incisivo em seus disparos contra o adversário.

Lula e Bolsonaro foram dominantes, principalmente no primeiro bloco. O mediador da emissora, William Bonner, teve trabalho para administrar tantos direitos de resposta concedidos.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação