ELEIÇÕES 2022

Jorge Seif, o 06 de Bolsonaro, é eleito senador por Santa Catarina

Com a vitória, a região sul do Brasil elege três candidatos da direita para o Senado, todos com ligação íntima com Bolsonaro: Moro, pelo Paraná, e Mourão, pelo Rio Grande do Sul.

Talita de Souza
postado em 02/10/2022 22:00 / atualizado em 03/10/2022 00:11
 (crédito: Facebook Jair Bolsonaro/Reprodução)
(crédito: Facebook Jair Bolsonaro/Reprodução)

O ex-secretário da Pesca Jorge Seif (PL) foi eleito senador por Santa Catarina, neste domingo (2/10), com 39,79% dos votos. Chamado por Zero Seis pelo chefe do Executivo, em referência ao modo como ele chama os cinco filhos dele, o homem superou o favorito nas pesquisas, Raimundo Colombo (PSD), em uma vitória expressiva com o apoio veemente do presidente. 

No último levantamento do Ipec, de sexta-feira (30/9), Seif estava atrás de Colombo e dividia o segundo lugar na disputa com Dário Berger (PSB), devido à margem de erro de três pontos da pesquisa — o primeiro estava com 19% e Berger com 16%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Santa Catarina (TRE-SC) com o número SC-07610/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02209/2022.

No resultado deste domingo (2/10), Colombo terminou a disputa com 16,30%, seguido por Dário com 16,23% dos votos. Kennedy Nunes (PTB) atingiu 11,83% dos votos. Tiveram menos de 10 pontos percentuais Celso Maldaner (MDB), com 8,17%; Afrânio Boppré (Psol), com 3,11%; Luiz Barboza (Novo), com 2,66%; Hilda Deola (PDT), com 1,78%. Gilmar Salgado, do PSTU, teve 0,07%.

Com a vitória, a região sul do Brasil elege três candidatos da direita para o Senado, todos com ligação íntima com Bolsonaro: Moro, pelo Paraná, e Mourão, pelo Rio Grande do Sul.

Jorge Seif superou o favorito das pesquisas e conquistou a vaga no Senado destinada à Santa Catarina
Jorge Seif superou o favorito das pesquisas e conquistou a vaga no Senado destinada à Santa Catarina (foto: Instagram @jorgeseifjunior/Reprodução)

Quem é Jorge Seif?

Jorge Seif Júnior, de 45 anos, é natural do Rio de Janeiro, mas mora em Itajaí, cidade litorânea de Santa Catarina. Graduado em administração de empresas e marketing, Seif é herdeiro de empresas do ramo de pesca industrial, das quais foi diretor presidente entre 1999 e 2018. Em 2019, foi escalado por Bolsonaro para ser secretário de Agricultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, posto que deixou apenas para disputar a eleição. 

A proximidade entre Seif e Bolsonaro era notória: ele foi um dos membros do governo Bolsonaro que mais apareceu nas lives de quinta-feira promovidas pelo chefe do Executivo, onde foi chamado, por vezes, como Zero Seis pelo presidente. Os "apelidos" parecidos com as numerações do Exército são a forma de Bolsonaro se referir aos filhos dele. 

Como candidato, recebeu pleno apoio do presidente e chegou a percorrer, na garupa da moto de Bolsonaro, a cidade de Joinville (SC), durante uma motociata no sábado (1º/10). O apoio foi intensificado após o empresário Luciano Hang desistir de disputar a vaga no Senado pelo estado catarinense

Correio nas Eleições

Acompanhe aqui a apuração do resultado das eleições

No total, cinco cargos estão em disputa neste 1º turno: deputado federal, estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República.

Este ano, estarão em disputa uma vaga na Presidência da República, 27 nos governos dos estados e do DF, 27 no Senado, 513 na Câmara dos Deputados, 1.035 nas Assembleias Legislativas dos estados e 24 na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação