Eleições

Cláudio Castro (PL) é reeleito governador do Rio de Janeiro em 1º turno

Com 100% das urnas apuradas, Cláudio Castro teve 4,9 milhões de votos, 58,67% do total

Thays Martins
postado em 02/10/2022 20:48 / atualizado em 03/10/2022 02:13
 (crédito: Divulgação/ Governo do Rio de Janeiro)
(crédito: Divulgação/ Governo do Rio de Janeiro)

Cláudio Castro (PL) foi reeleito governador do Rio de Janeiro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. Com 100% das urnas apuradas, Castro tem 4.930.288, 58,67% do total. Em segundo lugar, Marcelo Freixo (PSB) teve 2.300.980 votos, 27,38% do total. 

Cláudio Castro assumiu o governo do estado depois do afastamento de Wilson Witzel, em 2020. Witzel sofreu um processo de impeachment por suspeitas de superfaturamento e atraso na construção dos hospitais de campanha durante a pandemia.

A campanha foi acirrada com Marcelo Freixo, que é palanque do ex-presidente Lula (PT) no estado.

Ano passado, o Ministério Público (MP) abriu investigação contra Castro por suspeitas de fraude na compra de mais de 1 milhão de cestas básicas durante a pandemia de covid-19. Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o prejuízo pode ter chegado a R$ 3,4 milhões.

Acompanhe aqui a apuração do resultado das eleições

No total, cinco cargos estão em disputa neste 1º turno: deputado federal, estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República.

Este ano, estarão em disputa uma vaga na Presidência da República, 27 nos governos dos estados e do DF, 27 no Senado, 513 na Câmara dos Deputados, 1.035 nas Assembleias Legislativas dos estados e 24 na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação