Eleições 2022

Qual é a data do segundo turno das eleições de 2022?

Saiba quando será o segundo turno do pleito de 2022; o primeiro foi neste domingo (2/10), das 8h às 17h, pelo horário de Brasília

Ana Magalhães*- Estado de Minas
postado em 02/10/2022 22:13 / atualizado em 02/10/2022 22:13
 (crédito:  Ed Alves/CB/D. A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D. A Press)

O segundo turno das eleições de 2022 está previsto para ocorrer no dia 30 de outubro, último domingo do mês.

Neste 2 de outubro ocorreu o primeiro turno das eleições e eleitores votaram em cinco cargos, sendo eles os de deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente. Já no segundo, caso seja necessário neste ano, serão decididos os dois cargos executivos, presidente e governador, caso segundo a Constituição Federal.

Isso ocorre se ambos não conseguirem mais de 50% dos votos válidos, excluindo os nulos e brancos.

A realização do segundo turno também está ligada ao sistema e regras de contagens de votos. Enquanto prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes, senadores, governadores e o presidente são definidos pelo voto majoritário, vereadores, deputados federais, estaduais ou distritais são estabelecidos pelo voto proporcional.

Neste último sistema, o eleitor pode escolher tanto um candidato específico (voto nominal) quanto no partido (voto de legenda).

 A sigla só elegerá deputados se conseguir atingir o quociente eleitoral, que o resultado da divisão do número de votos válidos pelo número de vagas a serem, preenchidas. Se os partidos ou coligações não alcançarem o coeficiente, mesmo com um candidato muito bem votado, não conseguirão eleger ninguém.

Eleições 2022

  • Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo dia 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30/10.
  • Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
  • Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação