Eleições 2022

Renan Filho, ex-governador, é eleito senador em Alagoas

O filho do também senador Renan Calheiros recebeu 56,66% dos votos válidos para assumir uma vaga no Senado Federal

Aline Brito
postado em 02/10/2022 22:53 / atualizado em 03/10/2022 02:11
 (crédito: Reprodução/Instagram @renanfilho15)
(crédito: Reprodução/Instagram @renanfilho15)

O ex-governador de Alagoas, Renan Filho, se elegeu para o cargo de senador pelo estado. Com 56,92% dos votos válidos, o candidato do MDB é filho de Renan Calheiros, também senador, e atuará ao lado do pai no mandato de oito anos.

Ao fim do segundo mandato como governador, Renan deixou o cargo em abril deste ano para iniciar a campanha para o Senado Federal e foi substituído por Paulo Dantas (MDB), que agora disputa o governo do estado em segundo turno contra Rodrigo Cunha (União).

Renan Filho é natural de Alagoas e tem 42 anos. Ele se formou na Universidade de Brasília (UnB) em ciências econômicas e fez curso de extensão na Universidade de Harvard, nos EUA. Na carreira política, já foi prefeito de Murici, uma pequena cidade na Zona da Mata Alagoana, por oito anos, e atuou como deputado federal antes de se tornar governador do estado nordestino.

Durante a campanha, teve apoio do pai, Renan Calheiros, que pediu licença de seu mandato no Senado para acompanhar o filho na disputa pelo cargo. A chapa de Filho tem como suplentes Fernando Farias (MDB), 1° suplente, e. Adélia Maria (PV), 2ª. Nestas eleições, Alagoas elegeu apenas um candidato para cadeira no Senado.

Renan Filho e Renan Calheiros
Renan Filho e Renan Calheiros (foto: Reprodução/Instagram @renanfilho15)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação