ELEIÇÕES 2022

Eduardo Cunha tem apenas 5 mil votos e não se elege deputado federal

Com briga na Justiça para suspender inelegibilidade, ex-presidente da Câmara ficou em 383ª na disputa pelo estado de São Paulo

Luana Patriolino
postado em 03/10/2022 01:59 / atualizado em 03/10/2022 02:49
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PTB) ficou longe de conquistar uma cadeira no Congresso nas eleições deste ano. O político, que tentava voltar a exercer o cargo de deputado federal pelo estado de São Paulo, teve apenas 5.044 votos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Cunha brigava na Justiça pelo direito de concorrer às eleições e assumir o cargo, caso atingisse o percentual necessário. Ele teve o mandato cassado em 2016 e, consequentemente, tornou-se inelegível por oito anos. A defesa do político argumentou vícios no processo que resultou na perda dos direitos políticos. 

Em julho deste ano, o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, concedeu liminar em favor de Cunha, suspendendo dois dos efeitos da cassação: a inelegibilidade e a impossibilidade de ocupar cargos públicos. No entanto, no dia 18 de agosto, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu essa decisão, até que a ação fosse analisada na Justiça Federal.

Com o número do pleito deste ano, Eduardo Cunha alcançou a 383ª posição na briga do estado. Para São Paulo, são reservadas 70 vagas para o cargo de deputado. O político foi presidente da Câmara durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e teve papel fundamental no afastamento da petista. Nesta eleição, ele tentou cravar o antipetismo novamente, mas não teve sucesso nas urnas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação