ORÇAMENTO SECRETO

Tebet explica orçamento secreto e viraliza: 'Maior esquema de corrupção'

Ex-candidata à Presidência da República, Tebet participou do Flow Podcast durante campanha do primeiro turno e trecho do vídeo sobre orçamento secreto viralizou

Luana Pedra - Estado de Minas
postado em 06/10/2022 16:29 / atualizado em 06/10/2022 16:30
Ainda em campanha do primeiro turno, Simone Tebet participou do Flow Podcast e explicou 'passo a passo' do orçamento secreto -  (crédito: Reprodução/Flow Podcast)
Ainda em campanha do primeiro turno, Simone Tebet participou do Flow Podcast e explicou 'passo a passo' do orçamento secreto - (crédito: Reprodução/Flow Podcast)

A senadora e ex-candidata à Presidência da República Simone Tebet (MBD) afirmou que o esquema conhecido como “orçamento secreto” pode ser o “maior esquema de corrupção do planeta Terra”. A declaração foi feita no mês passado, quando Tebet participou do Flow Podcast. Na ocasião, entre os assuntos tratados, a senadora explicou o que seria o orçamento secreto e o vídeo viralizou nesta quinta-feira (6/10) nas redes sociais.

A senadora fez um “passo a passo” de como o trâmite acontece no Congresso Nacional e afirmou que é necessário que o Ministério Público Federal tenha autonomia para investigar o caso.

Tebet deu exemplos de casos suspeitos, em que uma cidade pequena do Maranhão fez mais exames de HIV do que toda a cidade de São Paulo. A senadora explicou que as cidades recebem o recurso sem “autoria”, logo, não há como saber qual congressista destinou o dinheiro.

"Podemos estar diante do maior esquema de corrupção do planeta Terra. Há denúncias de uma cidade do interiorzinho do Maranhão, com pouco mais de 20 mil habitantes fez mais exames de HIV do que toda a cidade de São Paulo, de 12 milhões de habitantes. Tem uma cidade, que diz que extraiu em um único ano, 540 mil dentes, significa ter tirado 14 dentes de cada boca, de cada cidadão da cidade, inclusive do bebê recém-nascido, que não tem nenhum dente. Então, posso estar falando de uma nota fria. (...) Não estou falando daquela coisa de levar 10% não, estou falando de uma nota inteira", explicou.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação