ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro acusa Alexandre de Moraes de beneficiar petista

Candidato critica decisão do presidente do TSE de suspender investigação dos institutos de pesquisa e diz que objetivo é garantir votos para Lula. Chefe do Executivo afirma que adversário no pleito quer "levar sexo para as escolas"

Henrique Lessa
postado em 15/10/2022 03:55
 (crédito: Carl de Souza/AFP)
(crédito: Carl de Souza/AFP)

Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disparou críticas, ontem, ao Judiciário e ao adversário na corrida pelo Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O dia de campanha do chefe do Executivo se dividiu em entrevistas a youtubers; um comício em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro; e evento com prefeitos em Minas Gerais.

Durante a live "Mulheres de Minas com Bolsonaro", o candidato acusou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, de tentar beneficiar Lula ao suspender as investigações abertas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Polícia Federal (PF) contra institutos de pesquisas de intenção de voto.

"Quando PF e Cade começam a investigar os institutos de pesquisa que influenciam nos votos, o que Alexandre faz? Não pode investigar. Parabéns, Alexandre de Moraes, garantiu 3 milhões (de votos) para o Lula. Porque muita gente vai acreditar nas pesquisas, que vão continuar sendo mentirosas. É uma interferência enorme", afirmou. Na quinta-feira, o ministro freou as apurações sob o argumento de que houve "usurpação de competência" da Justiça Eleitoral. Desde o resultado do primeiro turno, quando Bolsonaro teve mais votos do que o projetado pelas pesquisas, aliados do presidente no Congresso iniciaram uma ofensiva contra os institutos.

Na live, o STF também foi alvo. Bolsonaro disse que a maioria da Corte foi indicada por adversários e sugeriu que o tribunal trabalhou ativamente para inocentar o ex-presidente. "Quando Lula precisou de homem no Supremo, ele conseguiu. Ele curtiu mais de dois anos de cadeia, daí reinterpretaram a prisão em segunda instância, e foi colocado na rua. Mas não era esse objetivo, não era dar liberdade para o Lula para ele se casar com a Janja, a socióloga Rosângela da Silva e serem felizes para sempre", frisou. "Ele tinha de voltar ao governo porque eu acabei com a harmonia em Brasília, onde muita gente fazia besteira e vivia em paz, metendo a mão no dinheiro público. Teve de 'descondenar' o Lula."

No Rio, o presidente voltou a associar o adversário à criminalidade. Afirmou que, quando o petista o ultrapassou na apuração dos votos no primeiro turno houve festa nas cadeias. "Só nos presídios, em mais lugar nenhum", enfatizou. Ele retomou o discurso da luta do bem contra o mal e ressaltou que sua vitória seria o bem, que, segundo frisou, sempre acaba vencendo.

Bolsonaro ainda afirmou que Lula quer levar sexo para as escolas com a "ideologia de gênero". "Eles falam que eu falo palavrão, mas não sou ladrão. O outro lado não respeita a família. O outro lado criou a ideologia de gênero para levar sexo para as escolas. O outro lado quer liberar as drogas", acusou.

"Esmola"

Na tentativa de demonstrar feitos do seu governo, ressaltou que o preço da gasolina no Brasil é "um dos mais baixos do mundo" e que o Auxílio Brasil de R$ 600 seria bem diferente da "esmola paga pelo PT" no Bolsa Família. Também repetiu que seu governo não tem corrupção.

Ante uma plateia entusiasmada, o presidente defendeu mais uma vez a redução da maioridade penal e prometeu aprovar o excludente de ilicitude para policiais, se reeleito. Participaram do evento o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); o senador reeleito Romário (PL); e a deputada Clarissa Garotinho (União).

Durante o comício, Bolsonaro e apoiadores tomaram um susto. Minutos após o presidente subir ao palanque a estrutura sofreu instabilidade. O chefe do Executivo chegou a se escorar em pessoas que o acompanhavam. O palco foi verificado e, após comprovada a segurança, o ato foi retomado.

Zema

Em Belo Horizonte, Bolsonaro participou de reunião com prefeitos filiados à Associação Mineira de Municípios. Ele foi acompanhado pelo governador do estado, Romeu Zema (Novo) e saudado com gritos de "mito" e "fora PT".

No discurso, Zema afirmou que o momento é de guerra e que os prefeitos presentes teriam a missão de afastar o "risco do PT" voltar ao poder no país. "Nós temos muito trabalho para reverter a votação do primeiro turno. O futuro do Brasil está nas mãos das pessoas que estão nesta sala. Refrescar a memória do mineiro de como foi trágica a gestão do PT aqui", enfatizou.

Segundo a comunicação da campanha, estavam presentes 600 chefes de executivos municipais. De acordo com reportagem do jornal Estado de Minas, diversos prefeitos chegaram ao encontro em carros oficiais das prefeituras, o que configuraria crime eleitoral.

O presidente anunciou ao grupo repasse de R$ 2,8 bilhões para a construção de metrô na capital mineira. Ele aproveitou para acusar Lula e a ex-presidente Dilma Roussef (PT) de financiar obra semelhante em Caracas, em vez de investir em Minas. (Com Agência Estado)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.