Eleições 2022

Bolsonaro é "o pai do orçamento secreto", diz Maia ao rebater o presidente

Durante debate presidencial neste domingo (16/10), Bolsonaro disse que Rodrigo Maia criou o orçamento secreto, e que "queria tirar poder" do presidente

Victor Correia
postado em 16/10/2022 22:17
 (crédito: Reprodução/Twitter @RodrigoMaia)
(crédito: Reprodução/Twitter @RodrigoMaia)

Após ser acusado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (16/10) de ter criado o orçamento secreto, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (PSDB) rebateu a fala em suas redes sociais e chamou o presidente de "pai do orçamento secreto". Maia também afirmou que tanto Bolsonaro quanto o ex-ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, assinaram a criação do mecanismo.

"Pelo jeito não é tão secreto, ele [Bolsonaro] tem a lista de quem recebe. Não diz os nomes, mas diz o número, que os deputados de esquerda teriam recebido. Quer dizer, está secreto para a gente, está secreto para a imprensa. Para ele, claro que não, ele que executa o orçamento", declara Maia em vídeo divulgado em seu Twitter. Neste domingo (16/10), em debate, Bolsonaro acusou Maia de ter criado o orçamento secreto e citou que 13 deputados petistas teriam recebido repasses de recursos.

"Eu jamais daria dinheiro para essa turma toda aqui se não tivesse votado comigo, né? Se bem que eu nunca comprei voto de ninguém", afirmou o presidente no confronto.

Em sua resposta, Maia disse, ainda, que a Câmara dos Deputados não tem nada a ver com a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que é aprovada em sessão conjunta do Congresso Nacional, presidida pelo senador que ocupa o cargo de presidente do Congresso. A LDO determina o valor disponível para as emendas, sendo as RP9 conhecidas como o orçamento secreto.

"De fato, o congresso tentou. Sessão do Congresso, o LDO não passa pela Câmara. Sessão do Congresso presidida pelo presidente do Congresso, senador, não tem nada a ver com a Câmara. Ele vetou, o veto foi mantido, e ele criou o RP9 por uma mensagem assinada por ele e pelo ministro Ramos. Essa é a verdade.  Infelizmente, de verdade, eles conhecem pouco", diz Maia.

O ex-presidente da Câmara também publicou um documento que diz provar que Jair Bolsonaro é "o pai do orçamento secreto". O texto, porém, não cita nem o presidente, nem o ministro.

Como será no dia do segundo turno das eleições

Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação