Em sessão solene do Congresso Nacional, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu, na tarde desta terça-feira (18/10), a mais elevada honraria do Legislativo: a medalha Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional. Em discurso de agradecimento, o magistrado destacou a manutenção do equilíbrio entre os poderes, especialmente no período do combate à pandemia.
“Nesse período desafiador da nossa história, especialmente por conta da pandemia da covid-19, assumimos responsabilidades altamente desafiadoras, sempre em alinhamento com os demais poderes da República, garantindo a manutenção da estabilidade democrática e institucional do nosso país”, pontuou.
Ainda durante a solenidade, o ministro relembrou que uma nação precisa ser construída em conjunto. “Se somos hoje um país democrático, de cultura política pujante, no caminho do desenvolvimento, devemos essas conquistas a esses herois — muitos deles anônimos e desconhecidos, mas que não mediram esforços para que hoje tivéssemos os direitos indispensáveis para o exercício da nossa cidadania”, disse.
Saiba Mais
“Um personagem marcante”, diz Pacheco
Em seu discurso na concessão da honraria ao ministro, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou que a decisão de homenagear o magistrado se dá por seus “parâmetros de respeito à liberdade, de defesa dos direitos fundamentais e de coragem" na presidência do Supremo. Fux assumiu o comando do Supremo em meio à pandemia.
“Foram dois anos desafiadores, nos quais enfrentamos uma das maiores crises sanitárias da nossa história: a pandemia da covid-19. Vivemos um tempo de imensas incertezas, em que houve disputa de narrativas, mas, o mais importante, tratou-se de um tempo de luta pela vida. Exigiu-nos respostas urgentes a problemas complexos, e Vossa Excelência demonstrou ser a pessoa certa no lugar e momento certos”, disse Pacheco, ao descrever Fux como “um personagem marcante” da história.
No mesmo sentido se manifestou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), destacando a importância da atuação de Fux frente à pandemia. “Nossa nação experimentou acontecimentos políticos, econômicos e sociais que testaram a solidez das instituições e a sabedoria das nossas autoridades”, salientou.
Acompanharam a homenagem, ainda, o ministro do STF Alexandre de Moraes, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o ministro do Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia.
Em 2020, recebeu a homenagem o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli. A honraria foi concedida por méritos pessoais e profissionais, como a atuação para o fortalecimento da independência e harmonia dos Poderes. Na ocasião, o então presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, destacou o diálogo constante promovido por Toffoli.
Medalha Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional
Ao longo da história, outras 427 personalidades receberam a homenagem. A insígnia, criada há 50 anos, é uma honraria entregue a pessoas e instituições consideradas dignas "do especial reconhecimento do Poder Legislativo". Nomes como o do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e o do ex-presidente do Brasil, fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek, já foram agraciados pela honraria.
Perfil
Filho de imigrante romeno, o ministro Luiz Fux é carioca e vem de uma família que buscou no Brasil o exílio contra a perseguição nazista. Quando criança, estudou no Colégio Pedro II e cursou Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Aos 27 anos, foi aprovado, em primeiro lugar, no concurso de magistratura. Depois, foi desembargador, juiz de alçada e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foi indicado ao Supremo Tribunal Federal em 2011. Após 9 anos como ministro do STF, tomou posse como presidente do Supremo.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.