Eleições

Bolsonaro promete vetar orçamento secreto caso seja reeleito

"Veto só se eu for reeleito presidente no próximo ano. A gente veta de novo. Vai sentir o novo Parlamento se vai derrubar o veto ou não. Se não derrubar, vale por mais três anos", alegou o presidente Bolsonaro

Ingrid Soares
postado em 20/10/2022 22:27
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quinta-feira (20/10), que caso reeleito, vetará o orçamento secreto. A declaração ocorreu durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda.

"O orçamento é votado ano a ano. Eu já vetei, foi derrubado, não resolvi. Veto só se eu for reeleito presidente no próximo ano. A gente veta de novo. Vai sentir o novo Parlamento se vai derrubar o veto ou não. Se não derrubar, vale por mais três anos", apontou.

Bolsonaro ainda voltou a dizer que "não tem nada a ver com o orçamento secreto".

"Eu queria, confesso, ter poder de indicar para onde irão esses 15 milhões, mas não tenho esse poder". "Como o PT nunca votou comigo, se eu tivesse comprando voto, jamais eu daria para petista ou então daria para petista desde que primeiro votasse alguma coisa comigo. Deu para entender que estou fora dessa?", completou.

Em debate no último dia 16, o presidente repetiu que não tem "nada a ver" com o mecanismo. O candidato disse na ocasião que o orçamento secreto foi criado pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PSDB), que "queria tirar poder" dele.

"Eu comprei [votos] com o orçamento secreto? Eu vetei, derrubaram o veto", respondeu Bolsonaro ao ser questionado sobre como vai governar, caso reeleito, sem comprar votos do Centrão, durante o primeiro debate presidencial após o primeiro turno. Em sua pergunta, o jornalista disse que o atual presidente compra apoio a partir do orçamento secreto, enquanto Lula comprou com o Petrolão - esquema de corrupção na Petrobras.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação