Podcast

Bolsonaro sobre venezuelanas: "Sempre usei 'pintou um clima'"

Em entrevista no último dia 14, o presidente Bolsonaro chegou a insinuar que as garotas se prostituíam. "Se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida", acrescentou na ocasião

Ingrid Soares
postado em 20/10/2022 23:03
 (crédito: Reprodução / Redes Sociais)
(crédito: Reprodução / Redes Sociais)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) alegou nesta quinta-feira (20/10) que sempre usou a expressão 'pintou um clima'. A declaração ocorreu durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda após o chefe do Executivo ser questionado sobre a frase dita por ele a respeito de venezuelanas refugiadas que vivem em uma casa visitada por ele no Distrito Federal.

O caso teve início após participação em um outro podcast no último dia 14, onde Bolsonaro relatou um encontro com imigrantes venezuelanas em São Sebastião, cidade do Distrito Federal, e disse que viu algumas meninas, “três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas, num sábado, em uma comunidade, e vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei”. Ele também insinuou que as garotas se prostituíam. “Se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida”, acrescentou na ocasião.

Hoje, o presidente se justificou: "Sempre usei 'pintou um clima', 'tem clima', sempre usei isso daí. E eu estava lá em uma comunidade e vi umas meninas bem arrumadas, etc., e pintou um clima".


"O que é esse 'pintar o clima'?", questionou o interlocutor da entrevista. "Pintou um clima para eu conversar com elas. O estado difícil delas, abandonaram seus países, vieram para cá e ganham a vida, não dessa forma", respondeu o presidente. 

"Não eram prostitutas?", rebateu o entrevistador. "Não, negativo", disse o presidente.

"O 'pintar um clima' eu sempre usei rotineiramente. E outra, eu estava com mais de 20 seguranças, meu Deus do céu. Agora, achar que eu fui atras de meninas de programa?".

Na terça-feira (18), o presidente gravou um vídeo em que pediu desculpa pela declaração ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e da embaixadora da Venezuela em Brasília, María Teresa Belandria.  No material, Bolsonaro defendeu que suas palavras foram tiradas de contexto "por má-fé" e se diz indignado com "as últimas ações de alguns militantes de esquerda".

"Se as minhas palavras que, por má-fé, foram tiradas de contexto de alguma forma foram mal entendidas, ou de alguma forma provocaram constrangimento às nossas irmãs venezuelanas, peço desculpas, já que meu compromisso sempre foi o de melhor acolher e atender a todos que fogem de ditaduras pelo mundo”.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação