Política

Bolsonaro diz que "haverá maior independência entre os poderes", caso reeleito

Citando a Jovem Pan, o presidente Bolsonaro criticou decisões do TSE: "Tenho certeza que, após as eleições, nenhum outro órgão de imprensa será atingido com censura"

Ingrid Soares
postado em 22/10/2022 17:00 / atualizado em 22/10/2022 17:53
 (crédito: Reprodução / Redes Sociais)
(crédito: Reprodução / Redes Sociais)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado (22/10) que "haverá maior independência entre os poderes", caso reeleito. A declaração ocorreu durante comício em Guarulhos. O chefe do Executivo ainda criticou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que concedeu direito de resposta para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Jovem Pan. Em indireta à corte, o presidente disse que a emissora sofreu censura e que isso não ocorrerá caso saia vitorioso no segundo turno.

"Tenho certeza, se Deus quiser, após o dia 30 de outubro, com a nossa reeleição, a questão da liberdade se acalmará em nosso país. Haverá maior independência entre os poderes", disse, citando a Jovem Pan.

"Não queremos atritos, mas não podemos permitir que nossa liberdade continue sendo açoitado. Tenho certeza que, após as eleições, nenhum outro órgão de imprensa será atingido com censura". "O homem sem liberdade não vive. Não podemos aceitar censura no nosso país", completou.

Também estiveram ao lado do presidente seu aliado, o candidato ao governo do estado em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o Padre Kelmon (PTB), que concorreu à presidência no primeiro turno.

Reajuste

Bolsonaro repetiu também a promessa de aumento de reajuste do salário mínimo e da aposentadoria acima da inflação a partir de 2023. 

"Conversei com o Guedes ontem e daremos aumento real do salário mínimo e da aposentadoria". Ontem, rebatendo o deputado André Janones (Avante-MG), o presidente publicou um vídeo por meio das redes sociais sobre o assunto.

"Consertamos a economia do Brasil. Estamos arrecadando muito. Assim sendo, a nossa garantia de darmos a todos os aposentados e pensionistas um reajuste acima da inflação. A mesma coisa no tocante aos servidores públicos que vão receber no ano que vem um reajuste acima da inflação. E o valor do salário mínimo, como fica? Também será dado um reajuste acima da inflação", alegou na data.

"O ladrão fugiu"

Ainda durante comício em Guarulhos, Bolsonaro criticou Lula por ter faltado ao debate do SBT ocorrido na noite de ontem.  Ele chamou seu opositor político de "ladrão" e "chefe de organização criminosa".

"Ontem cheguei para a sabatina, já que o ladrão fugiu, o chefe de organização criminosa resolveu não comparecer. Nós nos apresentamos".

Hoje, Bolsonaro fará uma live com apoiadores como o jogador Neymar e seguirá para um encontro com autoridades e religiosos da periferia de São Paulo. Amanhã (23), às 9h, o presidente visita a Igreja Mundial do Poder de Deus no Brás, transmite live às 15h e, por fim, participa da sabatina da Record, às 21h30.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.