PRISÃO

Moraes expede novo mandado para prisão de Jefferson "em qualquer horário"

Até o momento, Roberto Jefferson ainda não se entregou nem foi preso pela polícia. Mais cedo, ele trocou tiros e feriu agentes da PF

Luana Patriolino
postado em 23/10/2022 19:09 / atualizado em 23/10/2022 19:09
Na manhã deste domingo, o ministro revogou a prisão domiciliar de Jefferson, após
Na manhã deste domingo, o ministro revogou a prisão domiciliar de Jefferson, após "notórios e públicos descumprimentos" de decisões judiciais - (crédito: Antonio Augusto/Secom/TSE)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), expediu, na noite deste domingo (23/10), um novo mandado de prisão do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB). No documento, o magistrado diz que há hipótese de crime em flagrante cometido pelo petebista — que atirou contra policiais federais — e autoriza a polícia a efetivar a detenção "independentemente do horário".

"Na hipótese de flagrante delito, conforme destacado no inciso XI, do artigo 5º da Constituição Federal, o cumprimento do mandado de prisão no domicílio do réu é permitido em qualquer horário, seja durante o dia, seja no período noturno, desde que – como ocorre na presente hipótese –'amparada em fundadas razões, devidamente justificadas'", escreveu Moraes na nova ordem de prisão.

Leia a decisão na íntegra neste link.

Na manhã deste domingo, o ministro revogou a prisão domiciliar de Jefferson, após “notórios e públicos descumprimentos” de decisões judiciais. O ex-deputado, então, trocou tiros com a polícia ao resistir o cumprimento da ordem. Dois agentes ficaram feridos com estilhaços e há suspeitas de que o político teria atirado, inclusive, uma granada. Desde então, Roberto Jefferson ainda não se entregou nem foi preso pela polícia.

No documento, Moraes citou que a postura do ex-deputado poderia ter resultado na morte dos agentes da PF.

“Conforme amplamente noticiado na imprensa, agentes da Polícia Federal, ao comparecerem ao domicílio do réu para cumprir o mandado de prisão preventiva, sofreram ataques por parte de ROBERTO JEFFERSON, que até o momento resiste à prisão, tendo disparado tiros de fuzil e arremessado granadas na equipe policial, com o lamentável resultado de dois policiais feridos”, escreveu Moraes.

“Como se vê, a conduta de ROBERTO JEFFERSON, ao atirar nos agentes policiais, configurar, em tese, duplo crime de homicídio, na forma tentada (art. 121 c/c art. 14, II, ambos do Código Penal), encontrando-se o agente em estado de flagrância, nos termos do art. 302 do Código de Processo Penal: Art. 302. Considera-se em flagrante delito quem: I - está cometendo a infração penal; II - acaba de cometê-la; III -é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração; IV -é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração”, escreveu Moraes.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação