Eleições 2022

Guedes: 'Meirelles, que falam que será ministro de Lula, nem economista é'

Ministro da Economia cumpre agenda em Minas Gerais no mesmo dia que Jair Bolsonaro e um dia depois do candidato a vice-presidente Braga Netto

Estado de Minas
postado em 26/10/2022 17:14 / atualizado em 26/10/2022 17:14
Paulo Guedes durante encontro com empresários em BH, nesta quarta-feira -  (crédito: Jair Amaral/EM/DA Press)
Paulo Guedes durante encontro com empresários em BH, nesta quarta-feira - (crédito: Jair Amaral/EM/DA Press)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou a empresários nesta quarta-feira (26/10), em Belo Horizonte, que o ex-ministro e banqueiro Henrique Meirelles, cogitado como seu sucessor no cargo em um eventual governo do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT), "nem economista é".

"O (teto de gastos) é tão mal construído que o (ministro) não é nem economista. O ministro ai que tão falando que vai ser do Lula, o (Henrique) Meilrelles. Nem economista é."

Após a declaração, o seu discurso foi interrompido por uma salva de palmas do público presente.

Meirelles foi presidente internacional do BankBoston, presidente do Banco Central do Brasil durante o governo do ex-presidente Lula e ministro da Fazenda no governo do ex-presidente Michel Temer.

Guedes participa de um debate sobre o cenário econômico nacional com empresários do setor produtivo de Minas Gerais. O evento também reuniu representantes do governo de Romeu Zema (Novo).

O encontro, realizado no Minascentro, na região Centro-Sul da capital mimeira, é organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais em parceria com outras entidades, tais como a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

O evento com o ministro da Economia acontece na reta final da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, que também está em Minas Gerais nesta quarta-feira. Ontem (25/10), o candidado a vice na chapa, Walter Braga Netto, cumpriu agenda no estado.

Guedes nega redução do salário mínimo

Na semana passada, o deputado federal André Janones (Avante) acusou o governo Bolsonaro de propor a redução do valor do salário mínimo, de aposentadorias, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pensões. Paulo Guedes rebateu as acusações.

Nesta quarta-feira, em Belo Horizonte, o ministro voltou a desmentir a informação durante o encontro com os empresários mineiros.

"Se nós demos aumentos para salário mínimo e aposentadoria durante a tragédia e a guerra, o que nós vamos fazer agora que a pandemia foi embora? Vamos dar aumento acima da inflação. Então é fake news que nós não vamos dar aumento".

IR sem dedução de gasto

O Ministério da Economia elaborou uma proposta defendendo o fim dos descontos no Imposto de Renda com gastos em despesas médicas e educação. De acordo Guedes, o Ministério não pretende acabar com as deduções e disse que a medida é "totalmente descabida de fundamento".

No entanto, um documento obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que dez páginas foram elaboradas pela equipe da área fiscal do ministério após o primeiro turno.

Ainda segundo o Estadão, o documento e os anexos com sugestões das mudanças foram elaborados pela equipe da área fiscal, sem aval do ministro. Dentre as principais propostas, os técnicos preveem que só a anulação da dedução das despesas médicas pode levar a uma economia de R$ 24,5 bilhões no ano.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação