Eleições 2022

Bahia: Jerônimo Rodrigues falta ao último debate antes do 2º turno

Assessoria do candidato alega incompatibilidade de agenda. Com a ausência de Jerônimo Rodrigues (PT), ACM Neto foi sabatinado pela TV Bahia, afiliada da Globo no estado

Francisco Artur
postado em 28/10/2022 11:34 / atualizado em 28/10/2022 11:35
 (crédito: Reprodução/Divulgação)
(crédito: Reprodução/Divulgação)

Candidato a governador da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues não compareceu ao último debate, na noite desta quinta-feira (27/10) antes do segundo turno das eleições. Com a ausência do petista no confronto de ideias proposto pela TV Bahia — afiliada da Globo no estado —, o adversário de Jerônimo na corrida eleitoral, ACM Neto (UB), foi sabatinado por jornalistas da emissora.

Durante os cerca de 30 minutos de entrevista, Neto lamentou a ausência de Jerônimo Rodrigues. “Ele foi o único candidato, neste segundo turno, que não participou de nenhum debate”, criticou.

O candidato do União Brasil também criticou as gestões do petista nas secretarias de Desenvolvimento Rural (2015-2019) e de Educação da Bahia (2019-2022).

“O senhor foi secretário de Desenvolvimento Rural e o resultado de seu trabalho foi extinguir a empresa do governo do estado que cuidava do apoio técnico do pequeno produtor. O senhor também foi secretário de Educação e o resultado foi ter deixado a Bahia entre as piores qualidades de educação do Brasil. Com esse currículo, Jerônimo, você acha que tem condições de ser governador do estado?”, indagou Neto.

Como Jerônimo faltou ao debate, os questionamentos do candidato do União Brasil não foram respondidos pelo representante do PT. A ausência do ex-secretário de Educação e Desenvolvimento Rural, segundo a assessoria do petista, ocorreu por causa de uma incompatibilidade de agenda. "Jerônimo Rodrigues não participou do debate porque estava em agenda na cidade de Jequié, no interior da Bahia", justificou a equipe do candidato.

Durante a sabatina, ACM Neto também apresentou propostas para as áreas da economia e segurança pública. No setor econômico, ele defendeu o papel do estado no combate à extrema pobreza e no fomento ao setor de serviços.

Na segurança, Neto disse ser necessária uma reformulação da Polícia Militar e acrescentou que um possível uso de câmeras em fardas dos policiais não é prioridade no momento.

A entrevista também abordou temas como educação e saúde. Segundo ACM Neto, sua possível futura gestão irá focar na valorização de professores da rede estadual e na “qualidade” da educação.

“Nós vamos trabalhar ao lado das prefeitura, porque os municípios dão educação nas primeiras séries. O estado dará um apoio pedagógico e um prêmio financeiro aos municípios que tiverem melhores desempenhos na educação básica”, declarou o candidato.

Na saúde, Neto afirmou que pretende “modernizar” a fila da regulação para que os cidadãos sejam atendidos de forma mais ágil. "Não podemos acabar com a regulação, mas essa fila precisa andar. Por isso, modernizaremos o sistema e traremos profissionais capazes de otimizar a espera por atendimento”, prometeu.

Pesquisa

Segundo os levantamentos eleitorais desta semana, ACM Neto perde para Jerônimo Rodrigues. De acordo com o Instituto Paraná Pesquisas, em relatório publicado na quinta, o petista tem 51,9% dos votos válidos - contra 48%, do representante do União Brasil.

Essa pesquisa tem nível de confiança de 95,0% e margem de erro de aproximadamente 2,5 pontos percentuais para os resultados gerais. A entrevistou 1580 eleitores em 70 municípios entre os dias 22 e 26 de outubro de 2022.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação