Vice-presidente

Mourão diz ter "quase certeza" que Bolsonaro passará faixa a Lula

Em conversa com jornalistas na tarde desta terça-feira (1°/11), o vice-presidente da República afirmou ainda que Bolsonaro reconheceu "implicitamente" a derrota em seu discurso

Victor Correia
postado em 01/11/2022 22:35 / atualizado em 01/11/2022 22:35
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), disse nesta terça-feira (1°/11) ter "quase certeza" que o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai passar a faixa para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1º de janeiro. Mourão afirmou ainda que, em seu primeiro discurso após o pleito, Bolsonaro reconheceu "implicitamente" a derrota nas urnas.

"Vamos aguardar o momento. Ele pode determinar que eu faça. Ele pode dar outra determinação. Vamos aguardar. Mas eu tenho quase certeza que o presidente vai [passar a faixa]. O que ele falou hoje? Que cumprirá as tarefas dele como presidente e o que está previsto na Constituição. Não está previsto lá que ele entregue a faixa para o outro?", respondeu o vice-presidente.

Bolsonaro já falou publicamente que não pretende passar a faixa a Lula, e Mourão pode ser escalado para cumprir o rito em seu lugar. O mandatário se pronunciou apenas hoje, dois dias após o pleito, sobre o resultado das urnas, e não reconheceu explicitamente a derrota.

Questionado sobre a declaração de Bolsonaro, Mourão a classificou como "excelente", e disse que o presidente reconheceu a derrota "implicitamente". Quando ele agradece os votos, ele reconhece a vitória [de Lula]". O vice-presidente não foi convidado para o pronunciamento, que ocorreu no Alvorada, e assistiu o discurso em seu gabinete. Ele explicou sua ausência dizendo que o discurso foi do candidato Bolsonaro, e não do presidente da República.

Mourão também se manifestou sobre os bloqueios de rodovias por bolsonaristas, que pedem intervenção militar. "Você pode fazer protesto. Alinha o caminhão na beira da estrada, mas não bloqueia a estrada", disse. Questionado se o discurso de Bolsonaro pode ajudar a desmobilizar os bloqueios, Mourão respondeu: "acho que sim, acho que isso vai acontecer. A polícia também está agindo. Pediu apoio para a Força Nacional, para a Polícia Federal. Se por acaso alguns persistirem, necessitar de algumas outras medidas, elas serão tomadas. Mas vamos com calma".

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação