Novo governo

Lula se encontra com Rodrigo Pacheco pela 1ª vez desde a eleição

Presidente eleito, Lula ainda se reuniu nesta quarta (9/11) com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e com os ministros do STF

Raphael Felice
Victor Correia
postado em 09/11/2022 18:16 / atualizado em 09/11/2022 18:23
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Em Brasília desde ontem, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) almoçou nesta quarta-feira (9/11) com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O encontro ocorreu no início da tarde, na residência oficial da Presidência do Senado, que fica no Lago Sul.

Lula, que durante a manhã visitou também o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), chegou mais de uma hora antes de Pacheco à residência oficial. As duas casas ficam a poucos metros de distância. Segundo presentes no encontro, a pontualidade surpreendeu.

Participaram do encontro também os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Omar Aziz (PSD-AM), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Paulo Rocha (PT-PA), Humberto Costa (PT- PE), Otto Alencar (PSD-BA), entre outros, bem como o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Pacheco "já se colocou à disposição"

O tema mais urgente do encontro foi a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que visa excepcionar cerca de R$ 170 bilhões do teto de gastos para financiar áreas batizadas de "mínimo existencial', como a manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600. O mesmo foi debatido com Lira.

O consenso entre os participantes é de que a tramitação deve ser iniciada no Senado Federal, para que depois a proposta seja apensada a uma PEC já existente e que já passou pelas comissões necessárias. “O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já se colocou à disposição”, disse à imprensa Omar Aziz após o encontro. “O que nós sabemos é que o Estado brasileiro está arrecadando. Com a lei que não permite furar o teto, nós teremos que fazer uma emenda à Constituição”, acrescentou. Aziz lembrou ainda que a manutenção do valor do benefício foi um compromisso de campanha tanto de Lula quanto de Jair Bolsonaro (PL).

Questionado sobre a expectativa da receptividade de Pacheco às propostas de Lula, Randolfe Rodrigues disse não ter dúvidas. “O presidente Pacheco está sintonizado há muito tempo. Tem identidade, inclusive, conosco”, declarou ao chegar para o almoço. Nem Lula nem Pacheco falaram com a imprensa após o almoço.

O presidente eleito desembarcou em Brasília na noite de terça-feira (8), onde tem uma agenda recheada de compromissos. Após visitar os presidente da Câmara e do Senado, à tarde, Lula se reuniu com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e os demais integrantes da Corte. 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação