ELEIÇÕES AMERICANAS

Massachusetts elege a primeira governadora abertamente lésbica dos EUA

Do Partido Democrata, Maura Healey se elegeu nas eleições de meio de mandato, que teve pela primeira vez candidatos LGBTQIA

Estado de Minas
postado em 09/11/2022 17:40 / atualizado em 09/11/2022 17:40
 (crédito: Robin Lubbock/WBUR )
(crédito: Robin Lubbock/WBUR )

A democrata Maura Healey foi eleita governadora de Massachusetts, tornando-se a primeira abertamente lésbica a ocupar o cargo nos Estados Unidos. Maura derrotou, na na terça-feira (8/11), o republicano Geoff Diehl, apoiado pelo ex-presidente Donald Trump.

Aos 51 anos, Maura, que é procuradora-geral de Massachusetts, venceu com ampla vantagem o adversário, passando para os democratas esse importante estado, que estava nas mãos dos republicanos.

O governador em exercício, Charlie Baker, um republicano moderado, optou por não tentar um terceiro mandato.

Essas eleições de meio de mandato foram as primeiras da história com candidatos LGBTQIA nos 50 estados do país e na capital Washington D.C.. A maioria concorre pelo Partido Democrata.

A democrata afirmou que pretende atuar de forma contundente em relação às mudanças climáticas e ajudar o estado a desenvolver um “corredor climático” para tecnologia verde. A governadora eleita também defendeu o acesso ao aborto, tema que tem sido amplamente discutido nos EUA.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação