NOVO GOVERNO

Lula tem alta de hospital em São Paulo após retirar lesão na laringe

Presidente eleito deu entrada, no domingo (20/11), no Hospital Sírio-Libanês, para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda

Francisco Artur
postado em 21/11/2022 09:41 / atualizado em 21/11/2022 10:26
 (crédito:  CARLOS COSTA / AFP)
(crédito: CARLOS COSTA / AFP)

Após realizar exames de laringoscopia na prega vocal esquerda, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (21/11). O procedimento, feito no domingo (20/11), consistiu em uma retirada de leucoplasia (pequenas manchas) da laringe.

De acordo com o boletim médico do hospital, não foi constatado tumores na região examinada. Segundo a assessoria de comunicação do petista, Lula passa bem e descansa na capital paulista. Após receber alta do hospital, o petista publicou um tuíte em que afirma estar bem.

Nesta terça-feira (22/11), o presidente eleito deve vir a Brasília para se encontrar com a equipe de transição do futuro governo e anunciar os integrantes que vão compor o grupo de discussão para definir as estratégias para o Ministério da Defesa. Assim como nas outras pastas, ainda não há definição de nome para comandar as Forças Armadas brasileiras. Segundo o coordenador dos grupos técnicos do governo de transição, Aloizio Mercadante (PT), o ministro da Defesa de Lula será um civil. Essa declaração já sinaliza uma diferença em relação ao Ministério da Defesa, comandado pelo general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. 

Lula retornou ao Brasil, no último sábado (19/11), após viagens internacionais para o Egito em que participou da Conferência Mundial do Clima (COP27), e a Portugal, onde participou de reuniões com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro português Antônio Costa.

O que é leucoplasia

Lesões ou manchas brancas na laringe, a leucoplasia pode ser maligna ou benigna, como o caso de Lula. O principal sintoma da doença é a rouquidão durante a fala. Essa condição é causada por algumas "agressões" na garganta, como consumo de tabaco, ingestão de bebida alcóolica e refluxo gastrointestinal. 

A lesão na laringe de Lula foi diagnosticada antes da viagem ao Egito, na última semana, para participar da COP27.

Na ocasião, além da leucoplasia, os exames de rotina apontaram uma inflamação nas cordas vocais do presidente eleito. Os médicos atribuíram essa condição a um esforço na garganta. 

Também foi constatada a "completa remissão do tumor diagnosticado em 2011". Naquele ano, Lula teve um câncer na região da laringe. Em 2012, o presidente eleito concluiu o tratamento contra a doença.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação