Eleições 2022

Presidente do PL envia ao TSE relatório questionando urnas eletrônicas

Para divulgar o relatório, Valdemar Costa Neto convocou uma entrevista coletiva no Centro de Convenções do Brasil 21, na área central de Brasília. Diversos apoiadores acompanharam o pronunciamento

Victor Correia
postado em 22/11/2022 17:10 / atualizado em 22/11/2022 17:54
 (crédito: Leonardo Prado/Agência Câmara)
(crédito: Leonardo Prado/Agência Câmara)

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, apresentou nesta terça-feira (22/11) um relatório que aponta supostas irregularidades no processo eleitoral.

Em coletiva de imprensa realizada no Centro de Convenções do Brasil 21, zona central de Brasília, Costa Neto afirmou que o documento foi feito por especialistas. "Não somos especialistas em segurança de dados, por isso fomos atrás de técnicos que fizessem esse trabalho para garantir a transparência do processo eleitoral. Até porque eu, Valdemar, fui eleito com urna eletrônica, e a bancada do PL foi eleita por urna eletrônica", disse o presidente do partido de Jair Bolsonaro (PL).

Apoiadores de Bolsonaro acompanharam o pronunciamento no prédio do Brasil 21, e lotaram a entrada onde ocorreu a coletiva. Vestidos de verde e amarelo, eles entraram cantos como "Se for preciso a gente acampa, mas o ladrão não sobe a rampa" e "Supremo é o povo, cabeça de ovo", em referência ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Houve hostilidade e xingamentos entre alguns dos passantes e os bolsonaristas.

  • Coletiva de imprensa de Valdemar Costa Neto Victor Correia/CB/D.A. Press
  • Coletiva de imprensa de Valdemar Costa Neto Victor Correia/CB/D.A. Press
  • Apoiadores de Bolsonaro acompanharam o pronunciamento no prédio do Brasil 21 Victor Correia

Em seguida, quem falou foi o engenheiro Carlos Rocha, que participou da auditoria contratada pelo PL. Segundo ele, foi constatada uma falha no log das urnas antigas, fabricadas antes de 2020, o que poderia desqualificar seu uso na contagem de votos. Segundo apontado na coletiva, cerca de 250 mil equipamentos do tipo forma usados.

O engenheiro afirmou ainda que algumas urnas travaram durante as eleições "como o seu computador trava, como o seu celular trava". Segundo ele, o processo de reinicialização comprometeria o sigilo do voto. Chagas disse ainda que a intenção é colaborar com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na apuração das irregularidades. O documento foi enviado à Corte.

O processo eleitoral foi acompanhado por dezenas de entidades nacionais e internacionais, incluindo o TSE, Tribunal de Contas da União (TCU) e as Forças Armadas. Até o momento, não foram apresentadas provas de irregularidades. O próprio código das urnas eletrônicas foi auditado antes da votação, sem falhas encontradas até o momento.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação