Questionamento às urnas

Moraes dá 24 horas para que PL apresente dados das urnas no 1º turno

O presidente do TSE emitiu despachou nesta terça (22/11) após divulgação de relatório do PL que questiona urnas no segundo turno, durante coletiva de Valdemar Costa Neto

Victor Correia
postado em 22/11/2022 18:45
 (crédito: Secom/STF)
(crédito: Secom/STF)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, deu 24 horas para que o PL apresente dados sobre irregularidades nas urnas também no primeiro turno das eleições deste ano. A reação do TSE ocorreu logo depois do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, ter apresentado, nesta terça-feira (22/11), um relatório alegando irregularidades nas urnas eletrônicas. 

O partido do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), enviou à Corte Eleitoral um pedido para que os votos no segundo turno de cerca de 279 mil urnas eletrônicas sejam desconsideradas. Os equipamentos, segundo o relatório, seriam as urnas de modelos anteriores a 2020. O PL alega que há falhas nos modelos. O documento foi apresentando por Costa Neto durante coletiva de imprensa no Brasil 21, zona central de Brasília.

Moraes, porém, disse em despacho que o relatório só será considerado caso o partido de Bolsonaro apresente também dados do primeiro turno das eleições. "As urnas eletrônicas apontadas na petição inicial foram utilizadas tanto no primeiro turno, quanto no segundo turno das eleições de 2022. Assim, sob pena de indeferimento da inicial, deve a autora aditar a petição inicial para que o pedido abranja ambos os turnos das eleições, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas. Publique-se com urgência", diz o despacho, assinado por Moraes.

O PL elegeu 99 deputados no primeiro turno das eleições, o que foi ressaltado por Costa Neto em seu pronunciamento. "Não somos especialistas em segurança de dados, por isso fomos atrás de técnicos que fizessem esse trabalho para garantir a transparência do processo eleitoral. Até porque eu, Valdemar, fui eleito com urna eletrônica, e a bancada do PL foi eleita por urna eletrônica", disse o presidente do PL.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação