Poder

Bolsonaro vai ao Planalto pela 4ª vez em novembro; Mourão se reúne com Alckmin

Presidente ainda evita contato com equipe de transição e tem se limitado a receber um número restrito de aliados e ministros

Ingrid Soares
postado em 29/11/2022 16:28 / atualizado em 29/11/2022 16:29
 (crédito: Tércio Teixeira/AFP)
(crédito: Tércio Teixeira/AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve nesta terça-feira (29/11) no Palácio do Planalto, local onde esteve neste mês somente em outras três ocasiões. Desde o resultado das eleições que deram vitória ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o chefe do Executivo se recolheu no Palácio da Alvorada e tem se limitado a receber um número restrito de aliados e ministros. Ele não está mais recebendo apoiadores nem tem transmitido as costumeiras lives de quinta-feira. 

Hoje, segundo a agenda oficial, ele se reuniu à tarde com Renato de Lima França, subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral. Pela manhã, esteve com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. Já no fim da tarde, a primeira-dama Michelle Bolsonaro receberá crianças na residência oficial para a cantata de Natal. Ainda não se sabe se Bolsonaro participará.

Ontem, o presidente recebeu o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) e o candidato a vice-presidente na chapa à reeleição de Bolsonaro, Walter Braga Netto, além dos ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência), Célio Faria Júnior (Secretaria de Governo da Presidência) e Marcelo Queiroga (Saúde).

No último fim de semana, o presidente desembarcou em Resende, no Rio de Janeiro, onde participou, ao lado do vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), de um evento militar de cerimônia de entrega de espadas aos aspirantes a oficial da turma “Bicentenário da Independência do Brasil”. Ao contrário do que costuma fazer, ele não discursou na ocasião.

Mourão encontra Alckmin

Enquanto Bolsonaro não demonstra sinais diplomáticos a Lula, Mourão (Republicanos) e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin se encontraram nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, para tratar da continuidade do Gabinete de Transição.

O vice-presidente e o vice eleito têm mantido contato desde o dia 31 de outubro, dia seguinte das eleições.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação