Novo governo

Após receber Alckmin em gabinete, Mourão diz que Bolsonaro está "triste"

O vice-presidente Hamilton Mourão relatou ainda que a esposa de Alckmin, Lu Alckmin, também esteve nas dependências do Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência, e que conversou com a atual segunda-dama, Paula Mourão

Ingrid Soares
postado em 29/11/2022 16:50 / atualizado em 29/11/2022 16:51
 (crédito: TÉRCIO TEIXEIRA / AFP)
(crédito: TÉRCIO TEIXEIRA / AFP)

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) se encontrou nesta terça-feira (29) com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) no Palácio do Planalto. Enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) não demonstra sinais diplomáticos ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o general recebeu Alckmin para tratar da continuidade da transição. Eles têm mantido contato desde o dia 31 de outubro, dia seguinte das eleições. Esse foi o primeiro contato presencial. No encontro, Mourão apresentou a Alckmin a estrutura do gabinete da Vice-Presidência.

"Ele veio querer saber quais são as atividades que a Vice-Presidência está fazendo, qual é a estrutura, o número de cargos. Expliquei para ele qual é a nossa estrutura, as atribuições, quais são as assessorias que ele tem livre provimento. Outras são designadas pelo Itamaraty, pelas Forças Armadas", disse a jornalistas. Segundo Mourão, a reunião de cerca de 40 minutos ocorreu a pedido de Alckmin.

"Ele me telefonou ontem, perguntou se podia vir tomar um café aqui hoje, e foi isso aí. Normal, nada demais", comentou. O senador eleito pelo Rio Grande do Sul relatou ainda que a esposa de Alckmin, Lu Alckmin, também esteve nas dependências do Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência, e conversou com a atual segunda-dama, Paula Mourão.

“A esposa dele já foi lá. Quem manda lá é mulher, né?”, disse em tom de brincadeira.
Outro assunto tratado por eles foi o Conselho da Amazônia. "Sobre o Conselho da Amazônia, expliquei a ele como funciona, essa coisa toda", acrescentou.

Bolsonaro está "meio triste”

Mourão também foi questionado sobre a ausência de Bolsonaro na transição de governo. O presidente ainda não recebeu Lula. “O presidente não participa da transição. A gente já recebeu o Alckmin aí, está tudo bem. Tudo andando”, rebateu.

Por fim, foi perguntado sobre o evento ocorrido no último dia 26, quando esteve junto a Bolsonaro em Resende, no Rio de Janeiro, para participar de um evento militar de cerimônia de formatura de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

No evento transmitido pelo canal no YouTube da TV Brasil foi possível ver que Mourão tentou falar com Bolsonaro em dois momentos. No primeiro, o presidente se virou, mas ficou calado, e, no segundo, ignorou Mourão, sem olhar para ele.

“Falei para ele que tinha aquela porção de gente querendo falar com ele”, afirmou. Mas Bolsonaro seguiu calado e não discursou. “Ele está meio triste”, comentou.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação