DISPUTA

Republicanos formaliza apoio à reeleição de Lira à presidência da Câmara

O deputado Marcos Pereira (SP), presidente do partido, era apontado como um possível adversários para disputa que acontece em fevereiro de 2023

O partido Republicanos formalizou o apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados em 2023. Na tarde desta terça-feira (22/11) a legenda divulgou um comunicado oficializando a posição. A decisão foi tomada em uma reunião conduzida pelo próprio presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), na sede do partido.

Marcos Pereira era apontado, até então, como o principal concorrente de Lira ao apoio do partido, mas acabou sendo vencido durante o encontro entre membros do Republicanos. Ficou acordado que Arthur Lira “reúne condições para garantir a estabilidade que a Casa precisa para votar projetos importantes nos próximos dois anos”, de acordo com o comunicado.

Segundo apontado pela revista Valor Econômico, o Republicanos espera que o deputado Jhonatan de Jesus (RR) seja eleito ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) na vaga aberta para indicação da Câmara. O cargo está vago desde a aposentadoria da ministra Ana Arraes, em julho.

Ainda de acordo com o comunicado, o Republicanos decidiu, por unanimidade, atuar na próxima legislatura de forma “independente no Congresso Nacional, sem se negar ao diálogo e à colaboração”, diz a nota. “O partido seguirá mantendo o apoio às propostas que sejam positivas para a população brasileira”, completa.

O Republicanos participou da coligação de Jair Bolsonaro (PL) para concorrer à reeleição. A legenda elegeu, nestas últimas eleições, 41 deputados federais e dois senadores, além de dois governadores, como o de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ex-ministro da infraestrutura do governo Bolsonaro.

*Estagiário sob a supervisão de Ronayre Nunes

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Saiba Mais