NOVO GOVERNO

Salário mínimo terá aumento real "todo ano", anuncia Lula

Presidente eleito, Lula concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (2/12) ao chegar no CCBB, sede do governo de transição em Brasília

Henrique Lessa
postado em 02/12/2022 14:48 / atualizado em 02/12/2022 15:16
 (crédito: Victor Correia/CB/DA.Press)
(crédito: Victor Correia/CB/DA.Press)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira (2/12) que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) será repartido com todos, reafirmando que criará uma política de reajuste anual do salário mínimo acima da inflação. "Vamos dizer aos trabalhadores que todo ano haverá aumento real", garantiu.

Questionado por jornalistas, durante coletiva no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), se o salário mínimo será de R$ 1.320,00, como anunciado por senador eleito Wellington Dias (PT-PI) mais cedo, Lula afirmou desconhecer o valor e destacou que a expectativa de aumento é de 6% sobre o salário.

Sobre o encontro com o ex-presidente José Sarney nesta manhã, Lula afirmou ser uma visita de cortesia. “É uma pessoa que tem história nesse país, uma pessoa que me ajudou muito e que está com 91 anos de idade. Eu fico pensando que um dia eu vou ter 91 anos, quero ter a mesma saúde que ele”, disse o presidente eleito, que lembrou ter visitado o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, também de 91 anos.

Ministérios

O petista reafirmou ainda que o presidente eleito é ele. “Vai valer o que eu falar”, disse, em resposta aos questionamentos sobre possíveis ministros. E provocou risadas ao comentar que “tudo que as pessoas falarem é bom que vocês publiquem que eu fico sabendo”, comentando as especulações realizadas sobre o desenho do ministério. O petista declarou que começará a indicar os nomes que ocuparão os ministérios após sua diplomação, em 12 de dezembro, mas que já tem "80% dos ministérios na cabeça".

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação