Política externa

Lula confirma encontro com Biden nos EUA para falar de democracia e guerra

O presidente ainda comparou Jair Bolsonaro e Donald Trump, dizendo que ambos fizeram estragos nas democracias do Brasil e dos Estados Unidos

Ingrid Soares
postado em 02/12/2022 16:49 / atualizado em 02/12/2022 19:40
Lula vai aos EUA ainda em 2022, para um encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden. -  (crédito: AFP)
Lula vai aos EUA ainda em 2022, para um encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden. - (crédito: AFP)

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deu mais informações sobre a viagem que fará para os Estados Unidos, ainda neste ano, para conversar com o presidente norte-americano Joe Biden. Em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (2/12), no Centro Cultura Banco do Brasil (CCBB), o petista disse que a visita ocorrerá após a diplomacia da presidência, marcada para o dia 12 de dezembro. 

Lula relatou que representantes do governo americano, como o conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, e o assessor para América Latina, Juan Gonzalez, virão a Brasília acertar os detalhes da reunião, como data e horário. Na pauta, estarão assuntos como a democracia e a guerra entre Rússia e Ucrânia, que já dura mais de nove meses.  


“Penso que vamos conversar política. Quero conversar sobre a relação Brasil/Estados Unidos, conversar sobre o papel do Brasil na nova geopolítica mundial, falar com ele da guerra na Ucrânia, que não há necessidade de ter guerra”, finalizou.


Lula ainda comparou Bolsonaro ao ex-presidente dos Eua, Donald Trump, afirmando que ambos fizeram igual estrago na democracia. “Temos muita coisa para conversar, porque os EUA padecem de uma necessidade democrática tanto quanto o Brasil. O estrago que Trump fez na democracia americana é o mesmo estrago que o Bolsonaro fez no Brasil”, completou.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação