NOVO GOVERNO

GT de Minas e Energia se reúne pela primeira vez com a Petrobras

Sem detalhamento sobre ações da Petrobras, Transição colheu informações sobre as vendas de refinarias que estão sofrendo investigação administrativa do Cade

Tainá Andrade
postado em 05/12/2022 15:57 / atualizado em 05/12/2022 15:58
 (crédito: Assessoria do senador Jean Paul Prates)
(crédito: Assessoria do senador Jean Paul Prates)

O Grupo Técnico de Minas e Energia do gabinete de transição se reuniu com a Petrobras, nesta segunda-feira (5/12), pela primeira vez, com a Petrobras para reunir informações, sobretudo, em relação às vendas de refinarias que estão em curso. A preocupação dos coordenadores é de que essas negociações não estejam adequadas à política que o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer desenvolver.

Coordenador do GT, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) deixou claro que não se trata de uma auditoria na estatal, mas sim de uma preocupação com o acordo entre a Petrobras e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que levou à venda de oito refinarias da estatal. 

“Nossa missão é trazer as informações para o time da transição e para o presidente Lula. Não estamos fazendo auditoria interna da estatal e não queremos divulgar os dados confidenciais e estratégicos da empresa”, afirmou Prates, sem entrar em detalhes da conversa.

A preocupação tem embasamento, ainda, na conversa que o GT teve com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, na semana passada, ao tratar da suspensão de decisões estratégicas do ministério até a mudança de governo. O ministro deixou claro que a pasta não tem autonomia sobre a decisão de parar ou não as negociações dessas vendas.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação