Novo governo

Saúde será pautada pela "ciência e pelo diálogo com a comunidade científica"

Ministra da Saúde, Nísia Trindade enfatizou que pasta tem o compromisso de fortalecer o SUS e diminuir as desigualdades

Tainá Andrade
postado em 02/01/2023 17:20 / atualizado em 02/01/2023 17:21
 (crédito:  Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, deu pistas em seu discurso, nesta segunda-feira (2/1), de como será a nova gestão da pasta. Ao discursar, enfatizou que o ministério adotará um “diálogo republicano”, apesar da articulação política e bom trânsito com o presidente. Ressaltou, ainda, a Saúde tem o compromisso de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e diminuir as desigualdades.

Para isso, a ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) garantiu que sua gestão não será “isolada”. Um dos exemplos citados é o potencial de trabalho a ser obtido juntamente com o Ministério das Relações Exteriores. “(O MRE) É um espaço estruturante para diplomacia da saúde, é imprescindível para coordenar situações que sejam importantes para a política do Brasil. (...) A saúde deve estar em todas as políticas. Minha gestão se pautará pelo trabalho colaborativo”, assegurou.

Nísia enfatizou ainda que seu foco não será no “Brasil que falta”, mas no que “ainda falta para o Brasil”, uma alusão ao trabalho de aperfeiçoamento dos mecanismos de exclusão social. “Hoje temos novas gerações de lideranças que mostram a importância da política inclusiva, de cotas e outras. É muito importante que essas políticas sejam feitas pela população”, destacou.

As metas colocadas por Nísia para a gestão são fortalecer o SUS, defender a vacinação e coordenar a pasta com base na ciência. “Transformaram várias posições do Ministério da Saúde em uma agenda conservadora e negacionista da ciência. Nossa gestão será pautada pela ciência e pelo diálogo com a comunidade científica", prometeu.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE