NOVO GOVERNO

Padilha defende diálogo e diz que "metralhada contra a oposição acabou"

Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha elencou a defesa da democracia, o diálogo, o respeito institucional e o cuidado para com a população como principais missões de sua gestão

Ingrid Soares
postado em 02/01/2023 16:39 / atualizado em 02/01/2023 16:42
 (crédito:  EVARISTO SA/AFP)
(crédito: EVARISTO SA/AFP)

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tomou posse nesta terça-feira (2/1) em cerimônia no Palácio do Planalto. Em discurso, Padilha disse que "o Brasil voltou a respirar", defendeu o diálogo e, em indireta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou que a “metralhadora contra a oposição acabou”.

"Não existe alguém aqui que vai falar de metralhada contra a oposição. Essa época acabou. Nós queremos diálogo com partidos que compõem a base de governo e teremos diálogo e respeito com partidos que estão na oposição", disse.

Padilha afirmou que sua pasta terá quatro missões, as quais caracterizou como “terapias” para o Brasil: a defesa da democracia, diálogo, reabilitar o respeito institucional e o cuidado para com a população.

"Nesse ministério está proibido agredir ou insultar qualquer agente político. Está proibido desrespeitar ou discriminar qualquer pessoa pela situação socioeconômica", completou, mencionando ainda que racismo, homofobia e misoginia também estão proibidos", declarou. Além disso, em mais uma alfinetada a Bolsonaro, disse que no terceiro andar do Planalto, onde funciona o gabinete presidencial, estava instalada uma "máquina de fabricar guerras e conflitos todos os dias".

O ministro pregou ainda responsabilidade fiscal. "Um país que não tem responsabilidade fiscal é um país entregue para a insegurança econômica. Não queremos nem barbárie, nem insegurança econômica."

Por fim apontou ainda que recriará o chamado "conselhão" político de Lula, que passará a se chamar “Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável”.


Quem é Alexandre Padilha

Deputado federal reeleito pelo PT de São Paulo, Alexandre Padilha foi ministro nos governos Lula (2009-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014), tendo chefiado as pastas das Relações Institucionais e da Saúde, respectivamente. Também assumiu as mesmas pastas durante a gestão de Fernando Haddad (2015-2016) na Prefeitura de São Paulo.

No Ministério das Relações Institucionais da Presidência da República, Padilha articulou, junto ao Congresso, a aprovação de diversos projetos de iniciativa do Executivo, como: o marco regulatório do Pré-Sal; a lei de regulamentação do Fundeb; o Estatuto da Igualdade Racial; a Lei de Consórcios Públicos; a Lei das PPPs; a Lei Nacional de Saneamento; e o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social.

Coordenou a implantação federativa, em parceria com governos estaduais e municipais, de programas como o Minha Casa Minha Vida, o Bolsa Família e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Também coordenou o diálogo com atores econômicos no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, uma das razões para a escolha como um dos interlocutores junto aos atores econômicos durante a campanha do presidente Lula em 2022. Criou o programa Mais Médicos.

Também é professor dos cursos de Medicina e Saúde da Universidade Nove de Julho/UNINOVE e da São Leopoldo Mandic, e colaborador nas disciplinas do Mestrado profissional da Unicamp.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE