Terrorismo em Brasília

PF conclui perícia no prédio do STF após invasão; laudo fica pronto em 30 dias

Supremo começará o levantamento de inventário para o cálculo dos prejuízos causados pelo vandalismo do último domingo (8/1)

Correio Braziliense
postado em 11/01/2023 14:55 / atualizado em 11/01/2023 14:57
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

A perícia do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) foi concluída pela Polícia Federal (PF), na manhã desta quarta-feira (11/1), após os atos terroristas que atentaram contra os prédios-sede dos Três Poderes no último domingo (8). O laudo descritivo deve ser liberado em 30 dias.

Cerca de 50 peritos papiloscopistas da PF estiveram envolvidos na perícia técnica, coletando impressões digitais, materiais genéticos, pegadas e demais evidências para tentar identificar a dinâmica dos crimes e quem são os responsáveis pelos vandalismos cometidos contra o STF. Os materiais serão cruzados com as informações daqueles já detidos. No laudo constará, ainda, a análise de conteúdos provenientes de scanners em 3D, drones e outros equipamentos.

O STF começa, agora, o levantamento de inventário, para que seja calculado o prejuízo do vandalismo. Na terça (10), a presidente do Supremo, Rosa Weber, instituiu o gabinete extraordinário para reconstrução do Plenário da Corte.

Na Portaria 14/2023, onde consta a medida, a ministra explica que a providência leva em consideração a “proteção jurisdicional da Constituição e da integridade do regime democrático”, sendo do Supremo esta competência. O gabinete seguirá ativo até a entrega do Plenário no dia 1º de fevereiro e não terá custos aos cofres públicos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE