INVESTIGAÇÃO

Randolfe pede ao STF abertura de novo inquérito contra Torres e Bolsonaro

Senador disse que pedirá a ação para investigação das condutas de Anderson Torres e Bolsonaro após a PF encontrar uma minuta de decreto na casa do ex-ministro da Justiça

Correio Braziliense
postado em 12/01/2023 18:49 / atualizado em 12/01/2023 18:49
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

Após a Polícia Federal encontrar uma minuta de decreto para instaurar Estado de Defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o senador e líder do governo Lula no Congresso Nacional Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de novo inquérito contra Torres e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Golpe de papel passado: só faltou registrar em cartório! Peticionarei ao STF por um novo inquérito para apurar conduta do ex-ministro Anderson e do ex-Presidente Bolsonaro: a História e os tribunais testemunharão com perplexidade essa gravíssima conspiração", escreveu o senador no Twitter.

O texto da minuta, encontrada em um armário do ex-ministro e também ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, representava a intenção de alterar o resultado da eleição que consagrou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o novo presidente do país. A medida é considerada inconstitucional.

Na terça-feira (10/1), a Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão na casa de Torres, que foi exonerado após os ataques terroristas em Brasília no domingo (8/1). O ex-secretário é alvo de um pedido de prisão emitido pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Ele também foi incluído pelo magistrado no inquérito que investiga atos antidemocráticos - junto com o governador afastado Ibaneis Rocha (MDB).

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE