Segurança

"Nossa preocupação agora é com a posse", diz Arthur Lira

A posse dos parlamentares será em 1º de fevereiro, quando 513 deputados e 81 senadores devem assumir os cargos. Além disso, na mesma data, ocorrerá também a eleição das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal

Ana Maria Pol
postado em 16/01/2023 12:19 / atualizado em 16/01/2023 12:19
 (crédito: Ana Maria Pol/CB/D.A. Press)
(crédito: Ana Maria Pol/CB/D.A. Press)

Nesta segunda-feira (16/1), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), mostrou preocupação com a segurança na posse dos parlamentares, prevista para ocorrer em 1º de fevereiro. Na solenidade, 513 deputados e 81 senadores devem assumir seus cargos. Além disso, na mesma data, ocorrerá a eleição das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

“A nossa preocupação agora é com a posse de 513 deputados, 81 senadores, seus convidados e familiares. Então todo o planejamento está sendo bem cuidado para que a gente não tenha nenhum tipo de surpresa, o que com certeza não será”, reitera. De acordo com Lira, o balanço dos estragos na Câmera ainda não foi consolidado. “As obras, os acervos, todo o incômodo do vandalismo que foi praticado ainda machuca muito. Todas as medidas estão sendo tomadas de maneira bem rápida”, garante.

Para a data, a previsão é que um plano de segurança reforçado seja formulado. “Estaremos tratando do início do ano do poder judiciário, a posse dos parlamentares, eleição das mesas de presidência. Temos que ter ciência de que muitas pessoas vão se deslocar, de varios lugares do país para Brasília, e é importante que todos nós estejamos atentos, com um plano de segurança preventivo”, completa.

Mais segurança na Esplanada

Autoridades do Distrito Federal se reuniram no 6º Batalhão de Polícia Militar, conhecido como Batalhão Esplanada, na manhã desta segunda-feira (16/1), para planejar o reforço da segurança na Esplanada dos Ministérios. A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), o interventor da Segurança do Distrito Federal, Ricardo Capelli, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), marcaram presença na reunião. A previsão é melhorar a estrutura do Batalhão que atende a região.

A nossa visita hoje aqui, no prédio da Câmara dos Deputados, cedido ao Batalhão, é fazer um planejamento de emergência para a ocupação de mais militares, para reforçar a segurança dessa área, sensível à democracia brasileira. E, logo após, vamos realizar a construção de um batalhão que proporciona mais segurança aqui”, diz Lira. A longo prazo, a previsão é fazer uma reforma no batalhão e aumentar o valor pago como gratificação pelo serviço voluntário.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE