Congresso

Bebeto escolhe sair do PTB, e partido vai ficar sem representante na Câmara

Deputado diplomado havia sido o único eleito em 2022. Sigla também não terá nome no Senado

Kelly Hekally - Especial para o Correio
postado em 17/01/2023 14:02 / atualizado em 17/01/2023 18:59
Partido já foi presidido por Roberto Jefferson. Preso, ex-deputado segue na legenda -  (crédito: Arthur Menescal/Esp.CB/D.A Press)
Partido já foi presidido por Roberto Jefferson. Preso, ex-deputado segue na legenda - (crédito: Arthur Menescal/Esp.CB/D.A Press)

A bancada do PTB na Câmara vai ficar sem deputado federal na legislatura que se inicia no próximo dia 1º. Único representante da legenda, o deputado diplomado Bebeto está migrando para o PP-RJ.

Ao Correio, nesta terça-feira (17/1), o parlamentar, que é ex-vereador, afirmou ainda não ter data marcada para a filiação, mas disse que o ato vai ocorrer ainda este mês. Bebeto se elegeu no ano passado com uma pauta alinhada ao bolsonarismo.

O PTB também não tem representantes no Senado e ficou fora do governo por não ter apoiado a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Partido situacionista em governos anteriores, a sigla, que já foi presidida por Roberto Jefferson, hoje preso, porém ainda na legenda, enfrenta crises internas tanto no aspecto político quanto no administrativo.

Após a última janela partidária, em 2022, o PTB ficou com apenas três deputados federais, perdendo prerrogativas na Câmara. Eleito senador em 2014 e derrotado no ano passado no pleito para o governo de Alagoas, Fernando Collor de Mello também é tido como mais uma derrota do partido, por ficar sem cargo eletivo.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE