ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

MPF abre inquérito para investigar conduta de agentes políticos no dia do terrorismo

Órgão cita possíveis "omissões dolosas" e pede a responsabilização de agentes políticos e militares

Luana Patriolino
postado em 17/01/2023 23:15 / atualizado em 17/01/2023 23:15
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil nesta terça-feira (17/1), para investigar possíveis responsabilidades de agentes políticos envolvidos nos atos terroristas na Praça dos Três Poderes, no último dia 8. De acordo com o órgão, possíveis “omissões dolosas podem configurar ato de improbidade administrativa".

Nesse caso, o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, podem ser enquadrados no crime. "Considerando que nas decisões do Supremo Tribunal Federal no bojo do Inquérito 4.879 estão descritas evidências de que autoridades públicas, inclusive militares, dolosamente deixaram de cumprir o seu papel de garantir segurança dos prédios públicos federais nos episódios criminosos do dia 08 de janeiro de 2023", diz o MPF.

A ação tramita em sigilo no órgão. A portaria também cita possível responsabilização de militares. Ibaneis Rocha está afastado do cargo de chefe do Executivo local por um período de 90 dias. A decisão é do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que apontou falhas na condução dos atos terroristas em Brasília e crimes de responsabilidade por parte dele e de Anderson Torres.

Na quarta-feira (11/1), por 9 votos a 2, a Suprema Corte decidiu manter o afastamento. Após a decisão, o emedebista divulgou nota afirmando aguardar que "toda apuração chegue o mais rápido possível ao seu final para que assim a verdade seja restabelecida".

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE