ATOS GOLPISTAS

Terrorismo em Brasília: 1.418 suspeitos estão presos por ato golpista

De acordo com o CNJ, audiência dos detidos por ataque ao Congresso Nacional começou ontem e a previsão é de que os trabalhos encerrem no próximo domingo (15)

Vinícius Prates - Estado de Minas
postado em 12/01/2023 12:01 / atualizado em 12/01/2023 12:15
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou, nessa quarta-feira (11/1), que 1.418 suspeitos já foram detidos pela participação na invasão do Congresso Nacional, em Brasília, que aconteceu no último domingo (8/1).

De acordo com o CNJ, desse total, 222 foram presos na Praça dos Três Poderes e 1.196 no acampamento em frente ao Quartel General do Exército de Brasília.

Eles foram ouvidos pela Polícia Federal (PF) e pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e passaram por triagem do Instituto Médico Legal (IML).

Segundo o Conselho, 599 pessoas foram liberadas, sem serem ouvidas, por “questões humanitárias”. Dentre os cidadãos liberados estão idosos, pessoas com problema de saúde, em situação de rua e mães acompanhadas de crianças.

“Foram encaminhadas, os homens, ao Complexo Penitenciário da Papuda e, as mulheres, à Penitenciária Feminina do Distrito Federal”, detalhou o CNJ.

Audiências

De acordo com o CNJ, devido ao grande número de audiências, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), delegou aos juízes estaduais do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) e aos juízes federais do TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região -TRF1), a competência de conduzir as audiências.

O intuito é realizar o procedimento no menor tempo possível. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o próximo domingo (15/1).

“Vale ressaltar, por fim, que a competência dos Juízes Estaduais e dos Juízes Federais está restrita à realização das audiências de custódia, pois a decisão da liberação ou não dos presos competirá, exclusivamente, ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal”, detalhou o CNJ.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE