Em Davos

Marina dá declaração imprecisa sobre total de brasileiros que passam fome

Segundo a ministra, 120 milhões de pessoas passam fome no Brasil. Valor se aproxima de levantamento sobre o tema no contexto da pandemia, mas passa longe dos 33 milhões em "insegurança alimentar grave" apontados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

Correio Braziliense
postado em 18/01/2023 16:51 / atualizado em 18/01/2023 17:07
 (crédito: Sandra Blaser/WEF)
(crédito: Sandra Blaser/WEF)

Em meio a tentativas do governo federal de combater fake news, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deu uma declaração imprecisa sobre a quantidade de brasileiros que passam fome, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, na terça-feira (17/1). Marina afirmou que existem 120 milhões de pessoas famintas no país, o que corresponderia a aproximadamente metade da população.

Segundo dados da pesquisa “Efeitos da pandemia na alimentação e segurança alimentar no Brasil”, divulgada em abril de 2020, 125,6 milhões de pessoas não tinham nutrição em quantidade e qualidade ideais desde o começo da pandemia da covid-19. O levantamento é do Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdade Alimentares na Bioeconomia. 

A Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional apontou, no entanto, que, atualmente, 33 milhões de brasileiros estão em situação de “insegurança alimentar grave”. O estudo foi divulgado no ano passado e conduzido em parceria com seis entidades e organizações não-governamentais (ONGs).

O estado de “insegurança alimentar grave” ocorre quando uma família passa fome por falta de recursos para a compra de comida, faz apenas uma refeição diária ou passa, ainda, o dia inteiro sem comer. Fica em aberto, portanto, o que Marina Silva levou em consideração ao usar o termo “passar fome”.

Confira o momento:

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE