Trabalho

"À beira do trabalho escravo", diz Marinho sobre trabalhadores de aplicativo

Presidente Lula assinou um despacho que determina às pastas econômicas que elaborem propostas com objetivo de instituir a Política de Valorização do Salário Mínimo

Rafaela Gonçalves
postado em 18/01/2023 14:28 / atualizado em 18/01/2023 14:28
 (crédito:  Evaristo Sa/AFP)
(crédito: Evaristo Sa/AFP)

Em encontro com sindicalistas na manhã desta quarta-feira (18/1), no Palácio do Planalto, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reforçou a necessidade de regulação dos trabalhadores de aplicativo. Segundo ele, eles chegam a trabalhar até 16 horas por dia.

“Nós acompanhamos a angústia dos trabalhadores e trabalhadoras de aplicativo, que muitas vezes têm que trabalhar 16 horas por dia. Isso no meu conceito está à beira do trabalho escravo”, destacou.

Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um despacho que determina às pastas econômicas que elaborem propostas com objetivo de instituir a Política de Valorização do Salário Mínimo, que prevê uma recomposição inflacionária somada a um ganho real proporcional ao crescimento do Produto Interno Bruno (PIB). A reunião, que também contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, recebeu solicitações de 11 líderes sindicais, entre elas um pedido de mudança na reforma trabalhista.

"Vamos revisar uma por uma"

Marinho reforçou a necessidade de valorização desses postos de trabalho, que, segundo ele, estão presentes em praticamente todos os segmentos da economia. “Quando falamos da terceirização do processo de desmonte das garantias sindicais é exatamente disso que estamos falando. Estão tornando o trabalhador praticamente semi-escravo de forma regulada pela atual legislação, que nós vamos revisar uma por uma”, afirmou.

O acordo firmado com os movimentos sindicais prevê um prazo de até 45 dias, prorrogável uma vez por igual período, para que o governo apresente retornos às reivindicações. Além da valorização permanente do salário mínimo, entre outros pedidos estão: uma lei aplicada à terceirização de postos de trabalho, programas de capacitação e qualificação aos trabalhadores e o fortalecimento do papel dos sindicatos.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE