EM VISITA AO URUGUAI

Lula diz ser possível acordo entre China e Mercosul e defende reforma no bloco

Presidente Lula adiantou que o Mercosul deve negociar acordo com a China após concluir pacto com a União Europeia

Ingrid Soares
postado em 25/01/2023 14:35 / atualizado em 25/01/2023 14:47
 (crédito: Dante Fernandez / AFP)
(crédito: Dante Fernandez / AFP)

Após reunião com o presidente Luis Lacalle Pou, em Montevidéu, no Uruguai, nesta quarta-feira (25/1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que é possível um acordo entre China e Mercosul e defendeu a reforma no bloco. O Uruguai deseja firmar acordos fora do Mercosul, mas o tema não é consenso entre os integrantes do grupo que temem deterioração do bloco.

Lula destacou a necessidade de conversas mais profundas sobre o assunto, reunindo técnicos, ministros e presidentes dos países do Mercosul. "Quero dizer que os pleitos de Lacalle são mais que justos porque o papel de um presidente é defender o seu país, os interesses da economia e de seu povo. É justo querer produzir mais e querer vender mais e, por isso, é importante se abrir o quanto mais possível para o mundo dos negócios", destacou.

“Quero dizer que em relação à chamada inovação ou renovação do Mercosul, estamos totalmente de acordo. O que precisamos fazer para modernizar o Mercosul? Queremos sentar à mesa com nossos técnicos, depois com nossos ministros e, finalmente, com os presidentes, para que a gente possa renovar aquilo que for necessário inovar”, completou.

Lacalle também defendeu a negociação com a China e pediu um Mercosul “aberto ao mundo”. “Não brigamos, simplesmente marcamos algumas diferenças sobre os pontos que queremos para avançar, principalmente entre os dois países como membros do Mercosul”, comentou. “O Uruguai precisa se abrir ao mundo e fazer isso junto com o Mercosul”, emendou.

União Europeia 

Lula disse ainda que o Mercosul vai negociar um acordo com a China após concluir o pacto com a União Europeia. "Disse a Lacalle e meus ministros que vamos intensificar as discussões com a UE e vamos firmar esse acordo para que a gente possa discutir apenas um possível acordo entre China e Mercosul. Eu acho que é possível, apesar do Brasil ter na China o seu maior parceiro comercial e do Brasil ter um grande superavit com a China, queremos sentar, enquanto Mercosul, e discutir com nossos amigos chineses um acordo Mercosul e China", finalizou.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE