Bloco econômico

No Uruguai, Lula se reúne com Lacalle Pou e busca evitar desmonte do Mercosul

País vizinho deseja firmar acordos fora do Mercosul, com países como a China, mas tema não é consenso entre os integrantes do grupo que temem deterioração do bloco

Ingrid Soares
postado em 25/01/2023 12:46 / atualizado em 25/01/2023 14:23
 (crédito: Dante Fernandez / AFP)
(crédito: Dante Fernandez / AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue agenda de viagens pela América do Sul. Ele desembarcou nesta quarta-feira (25./1) no Uruguai, em Montevidéu, onde se reunirá com o presidente Luis Lacalle Pou. O objetivo da viagem é o fortalecimento do Mercosul (Mercado Comum do Sul).

Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Uruguai sinalizou uma possível saída do bloco. O país deseja firmar acordos fora do Mercosul, com países como a China, mas o tema não é consenso entre os integrantes do grupo que temem deterioração do bloco.

Após a reunião, será feita uma declaração conjunta à imprensa. A expectativa é de que Lula também participe da cerimônia de outorga da distinção "Compromisso Ambiental", da prefeitura de Montevidéu, onde deverá receber a medalha "Más Verde", em reconhecimento aos esforços em defesa do meio ambiente. Após a entrega do prêmio, Lula visitará a chácara do ex-presidente Pepe Mujica. A previsão é de que o chefe do Executivo retorne a Brasília ainda no fim da noite de hoje.

Na comitiva internacional, acompanham o chefe do Executivo brasileiro os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência da República); além do assessor especial da Presidência, embaixador Celso Amorim, e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE