Posse

Lula coloca em sigilo lista de convidados da festa de posse

A justificativa do Itamaraty foi de que "as informações que puderem colocar em risco a segurança do presidente e vice e respectivos cônjuges e filhos serão reservadas."

Ingrid Soares
postado em 28/01/2023 12:01
 (crédito:  RICARDO STUCKERT)
(crédito: RICARDO STUCKERT)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou em sigilo informações detalhadas sobre os nomes dos 3.500 convidados que participaram do coquetel oferecido no Itamaraty no dia da posse, ocorrida no dia 1. 

A justificativa do Itamaraty foi de que "as informações que puderem colocar em risco a segurança do presidente e vice e respectivos cônjuges e filhos serão reservadas.". A informação é da revista Veja, que solicitou os dados por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação). 

O órgão informou ainda que "conforme amplamente veiculado, no evento deste ano verificou-se a visita do maior número de delegações estrangeiras desde os Jogos Olímpicos de 2016. Foram ao todo 73 comitivas estrangeiras, além de quase 80 representantes do Corpo Diplomático em Brasília".

A justificativa dada pelo Ministério das Relações Exteriores é semelhante a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que colocou ainda sob sigilo o cartão de vacina e testes de covid-19.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE