Democracia em Risco

Moraes pede manifestação da PGR sobre soltura de comandante da PM-DF

Defesa usa imagens que mostram Fábio Vieira sendo agredido por golpistas na entrada do Congresso

Henrique Lessa
postado em 31/01/2023 17:23 / atualizado em 31/01/2023 18:05
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta terça-feira (31/1) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o pedido da defesa do ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), coronel Fábio Augusto Vieira, que solicita a revogação da prisão do policial.

Preso desde o último dia 10 por indícios de omissão e conivência com os atos golpistas do 8 de janeiro em Brasília, atitude negada pela defesa do policial. Ele é representado pelos advogados João Paulo Boaventura e Thiago Turbay, que assinaram o pedido de relaxamento da prisão preventiva do ex-comandante.

A defesa, inclusive, peticionou nos autos o pedido de inclusão das imagens das câmeras de segurança do Congresso Nacional, nas quais o comandante tenta quase sozinho conter a multidão que busca invadir o prédio do legislativo pelo andar da entrada pela Chapelaria do prédio.

Os vídeos, divulgados na semana passada pela imprensa, mostram o policial com um colete reflexivo sendo agredido pelos manifestantes golpistas. “Corroboração visual das alegações defensivas constantes do pedido de revogação da prisão preventiva do Requerente”, argumentam os advogados.

Confira as imagens:

Na petição, a defesa alega também que Vieira não participou do planejamento da operação de segurança de 8 de janeiro, tendo esse trabalho ficado ao cargo do Departamento Operacional (DOP) da Polícia Militar.

O coronel é investigado não só pela PGR, como também em inquérito policial militar da Corregedoria da corporação distrital.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE