Judiciário

Mudanças na composição do TSE não favorecem ex-presidente Bolsonaro

Eventual troca de Lewandoswi por Nunes Marques em relatorias de Aijes, gerando possível alívio a Bolsonaro, tem como contraponto derrotas que seriam impostas pela composição majoritária da Corte

Kelly Hekally - Especial para o Correio
postado em 03/02/2023 17:36 / atualizado em 03/02/2023 17:41
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Embora haja mudanças para acontecer, ainda neste semestre, na composição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a alteração não vai impactar nas decisões desfavoráveis a Jair Bolsonaro, nos processos em curso contra o ex-presidente na Corte eleitoral.

A maior preocupação corre em torno do ministro Nunes Marques, que tende a herdar de Ricardo Lewandowski, de saída até o dia 11 de maio, as relatorias de processos contra Bolsonaro, e assim ficar prevento em temas de caráter semelhante. Nunes Marques é um dos ministros indicados por Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal (STF) e que compõe o TSE.

Outra mudança decorre da saída, entre março e abril, dos dois ministros da vaga de juristas do TSE, Sérgio Silveira Banhos e Carlos Horbach. Ambos serão substituídos a partir de uma lista com indicações do STF, antecedida pela escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Há o entendimento na Corte de que os nomes escolhidos vão contar com as aprovações de Benedito Gonçalves, dos ministros que estão de saída e do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, deixando a composição com a mesma previsibilidade jurídica atual.

Nas ações em análise pela Justiça Eleitoral, há indícios de peculato e desvio de dinheiro público para proveito pessoal, entre outras tipificações. Há 17 Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) em trâmite no TSE. As decisões podem levar à perda dos direitos políticos do ex-presidente e consequentemente à sua inelegibilidade.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE