CHILE

Itamaraty avalia ajuda ao Chile após incêndios que já mataram 26 pessoas

As chamas que assolam o país desde a última semana já mataram pelo menos 26 pessoas e deixaram 1.944 feridos

Victor Correia
postado em 07/02/2023 17:54 / atualizado em 07/02/2023 17:54
 (crédito: JAVIER TORRES / AFP)
(crédito: JAVIER TORRES / AFP)

O Ministério das Relações Exteriores declarou nesta terça-feira (7/2) que estuda iniciativas para auxiliar o governo do Chile no combate aos incêndios florestais que já deixaram pelo menos 26 mortos e 1.944 feridos.

"O governo brasileiro manifesta sua solidariedade ao povo do Chile e às famílias das vítimas. Por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e em coordenação com o governo chileno, o governo brasileiro está avaliando iniciativas para prestar apoio no combate aos incêndios, bem como na assistência aos afetados", declarou o Itamaraty em nota à imprensa.

Os incêndios assolam a região centro-sul do Chile há uma semana, e é combatido por 3.400 bombeiros voluntários. A ameaça é que as chamas se espalhem ainda mais, para outras regiões. O fogo tem origem em uma onda de calor extremo que atravessa o país, com temperaturas superiores a 37ºC.

Atualmente, 301 focos de incêndio atingem a região, sendo que 81 deles estão sendo combatidos neste momento. O presidente do Chile, Gabriel Boric, decretou estado de catástrofe nas regiões de Biobío, Maule e Ñuble, que concentram as mortes. Até o momento, os incêndios consumiram mais de 280 mil hectares e 1.150 residências. As informações são do Servicio Nacional de Prevención y Respuesta ante Desastres (Senapred).

Nesta segunda-feira (6/2), o Itamaraty também prestou solidariedade aos atingidos pelo terremoto na Turquia e na Síria, e anunciou que estuda medidas de ajuda humanitária à região.

Veja na íntegra a nota do Itamaraty:

"O governo brasileiro expressa seu pesar pelos mais de 20 mortos e aproximadamente 1.000 feridos registrados até o momento em decorrência dos incêndios florestais que atingem a região centro-sul do Chile, que também resultaram na destruição de cerca de 270 mil hectares nos estados de Maule, Ñuble, Bío Bío e Araucanía.

O governo brasileiro manifesta sua solidariedade ao povo do Chile e às famílias das vítimas.

Por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e em coordenação com o governo chileno, o governo brasileiro está avaliando iniciativas para prestar apoio no combate aos incêndios, bem como na assistência aos afetados".

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE