ESTADOS UNIDOS

Anielle Franco e Janja visitam Museu de Cultura Afro-Americana nos EUA

A ministra da Igualdade Racial e a primeira-dama viajaram ao país acompanhadas do presidente Lula. Durante a visita, Anielle pretende tratar do combate ao racismo

Yasmin Rajab
postado em 10/02/2023 16:03
 (crédito: Luna Costa/Assessoria do MIR)
(crédito: Luna Costa/Assessoria do MIR)

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e a primeira-dama, Janja, visitaram o National Museum of African American History and Culture, nesta sexta-feira (10/2). O acervo do museu reúne 3.500 artefatos em exposição e 35.000 em coleção, representando momentos históricos da população negra no país, como a escravidão e o Movimento dos Direitos Civis. Anielle realizou a visita com o objetivo de trocar tecnologias e metodologias para a criação de museus semelhantes no Brasil. 

A ministra pretende compartilhar os conhecimentos adquiridos com outros órgãos, incluindo o Ministério da Cultura, Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Fundação Cultural Palmares. 

"Foi emocionante ver a história registrada de maneira tão profunda. O museu não é apenas sobre a história da escravização, mas também sobre a história de resistência, luta e cultura negra", disse Anielle.

"Ficou ainda mais evidente o papel do Brasil na história da população negra africana no continente e em todo o mundo. Isso mostra a importância de termos áreas tombadas e o museu no Cais do Valongo”, continuou, referindo-se ao museu que deve ser criado no Rio de Janeiro, no cais por onde passaram mais de um milhão de escravizados com destino ao Brasil e outros países das Américas.  

Viagem aos EUA

Anielle viajou para os Estados Unidos, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para tratar do combate ao racismo com representantes do governo do país. Na agenda da ministra, está prevista uma reunião com a representante especial para Justiça e Igualdade Racial do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Desirée Cormier Smith, além de um encontro na Casa Branca.

A ministra e a primeira-dama divulgaram nota sobre a visita, leia a íntegra: 

"Trabalhar em uma política de memória é fundamental para construir o nosso futuro!

Hoje pela manhã, estivemos no National Museum of African American History and Culture, que fala sobre a memória e a história negra nos Estados Unidos e nas Américas.

Foi emocionante ver a história registrada de maneira tão profunda. Como nos apresentou o curador sênior, o museu não é apenas sobre a história da escravização, mas também sobre a história de resistência, luta e cultura negra.

Ficou ainda mais evidente o papel do Brasil na história da população negra africana no continente e em todo o mundo. Isso mostra a importância de termos áreas tombadas e o museu no Cais do Valongo.

Essa é uma política de memória e reparação fundamental para a transformação de qualquer sociedade, em especial a nossa.

Na visita, pudemos trocar ideias sobre tecnologias e metologia para inspirar, no Brasil, museus, como esse." 

 

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE