GAFE

Zema ao receber livro de Adélia Prado em podcast: "Ela trabalha aqui?"

Governador cometeu gafe literária ao participar de entrevista em Divinópolis, cidade que visitou para autorizar reinício da construção de hospital

Guilherme Peixoto - EM
postado em 11/02/2023 16:01 / atualizado em 15/02/2023 12:58
 (crédito: Sistema MPA de Comunicação/Reprodução )
(crédito: Sistema MPA de Comunicação/Reprodução )

O governador mineiro Romeu Zema (Novo) pensou que a escritora Adélia Prado fosse, na verdade, a funcionária de uma rádio de Divinópolis, no Centro-Oeste do estado. Nesta sexta-feira (10/2), ao conceder entrevista a um podcast gravado na cidade, ele recebeu um livro de poemas feitos por Adélia, mas deu a entender que não conhece a trajetória literária da artista.

"Ela trabalha aqui?", perguntou o governador, ao ganhar o presente. O livro "Reunião de poesia (edição de bolso): 150 poemas selecionados", uma coletânea de escritos feitos por Adélia, foi entregue a ele durante o podcast "Pauta Quente", do Sistema MPA de Comunicação.

O programa, transmitido pela internet, também foi veiculado por duas emissoras locais de Divinópolis: a "Rádio Minas" e a "TV Candidés". Segundo o apresentador da atração, Flaviano Cunha, o livro era uma lembrança entregue pela direção do Sistema MPA a Zema.

"Eu queria encerrar o podcast, essa entrevista especial, governador, presenteando o senhor com um livro da Adélia Prado. Ela, que é uma escritora muito conhecida em Divinópolis. É um presente da diretora do Sistema MPA de Comunicação, Marielle Luchesi Mourão, em nome de todo o grupo. São os 150 melhores poemas da nossa escritora Adélia Prado", afirmou.

"Muito obrigado. Muito bonito o livro aqui. Vou fazer bom uso, com toda a certeza", agradeceu Zema, para, depois, cometer a gafe. (Leia o diálogo na íntegra ao fim do texto)

O político do Novo foi a Divinópolis para assinar a ordem de serviço que autoriza a retomada das obras do Hospital Regional da cidade. A construção da casa de saúde vai reiniciar 11 anos após a data inicialmente prevista para a inauguração.

Governo de Minas já premiou Adélia Prado

Adélia Prado, 87 anos, tem mais de 20 livros publicados. Ficou conhecida nacionalmente a partir dos anos 1970 com o lançamento de "Bagagem", recomendado por Carlos Drummond de Andrade, e é vencedora do Prêmio Jabuti, entre outras premiações literárias.

Em 2016, o governo que hoje é liderado por Zema condecorou Adélia Prado. Ela venceu a edição daquele ano do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, na categoria Conjunto da Obra. A honraria foi entregue no ano seguinte.

Conversa entre Zema e jornalista de Divinópolis, sobre Adélia Prado

?

Flaviano Cunha: Eu queria encerrar o podcast, essa entrevista especial, governador, presenteando o senhor com um livro da Adélia Prado. Ela, que é uma escritora muito conhecida em Divinópolis. É um presente da diretora do Sistema MPA de Comunicação, Marielle Luchesi Mourão, em nome de todo o grupo. São os 150 melhores poemas da nossa escritora Adélia Prado.

Romeu Zema: Muito obrigado. Muito bonito o livro aqui. Vou fazer bom uso, com toda a certeza.

Flaviano: Sei que o senhor lê muito. Na rede social, o senhor sempre...

Zema: Ela trabalha aqui?

Flaviano: Não. A Adélia Prado é essa escritora muito famosa em Divinópolis. Quem está te presenteando é a diretora do Sistema MPA de Comunicação, Marielle Lucchesi Mourão.

Zema: 'Ah, tá'. Perfeito. Muito obrigado. Vou agradecê-la. Agradeço muito.

 

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.


Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE