Relações Exteriores

Lula, Alckmin e Vieira dão mais um passo na agenda diplomática da gestão PT

Presidente, vice-presidente e ministro se encontraram com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, nesta quinta-feira (23/2)

Correio Braziliense
postado em 23/02/2023 17:17 / atualizado em 23/02/2023 17:21
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), quanto o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se encontraram com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, nesta quinta-feira (23/2).

As agendas aconteceram em momento diversos. No Palácio Itamaraty em Brasília, o ministro de Portugal foi recebido por Mauro Vieira. Nota oficial do Ministério das Relações Exteriores afirma que os chancelers discutiram “temas bilaterais, multilaterais e regionais, entre os quais a preparação para a Cimeira Brasil-Portugal, a realizar-se no próximo mês de abril, em Lisboa; a cooperação bilateral em diversos setores, tais como comércio e investimentos, energia, inovação, defesa e infraestrutura; o Acordo Mercosul-União Europeia; a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); e a situação na Ucrânia”.

Cravinho também foi recebido por Lula e Alckmin em audiência. A nota, contudo, não cita detalhes do encontro. “Além dos profundos laços históricos e culturais entre Brasil e Portugal, ambos os países mantêm excelente relacionamento comercial, com substantivo volume transações. O fluxo comercial em 2022 atingiu US$ 5,26 bilhões”, finaliza o texto.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE