ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MG

Deputada mais jovem do Brasil assume mandato em Minas Gerais

Filha do deputado federal Eros Biondini, Chiara Biondini precisou esperar a data do aniversário de 21 anos para ter a idade legal exigida pelo regimento

Guilherme Peixoto — Estado de Minas
postado em 23/02/2023 17:43 / atualizado em 23/02/2023 17:47
 (crédito: Guilherme Bergamini/ALMG)
(crédito: Guilherme Bergamini/ALMG)

A deputada estadual Chiara Biondini, do PP, tomou posse, nesta quinta-feira (23/2), para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O parlamento estadual iniciou os trabalhos desta legislatura em 1° de fevereiro, mas Chiara só pôde assumir hoje o cargo que conquistou nas urnas por ter completado 21 anos na quarta-feira. Essa é a idade mínima para ser parlamentar no estado.

Agora, todos os 77 gabinetes da Assembleia Legislativa já estão aptos a funcionar. De posicionamentos conservadores e à direita, Chiara é filha do deputado federal Eros Biondini (PL). A jovem vai engrossar a base aliada ao governador Romeu Zema (Novo). No discurso de posse, a parlamentar do PP prometeu encampar bandeiras como o incentivo à educação financeira nas escolas. Ela conquistou 34,2 mil votos na eleição de outubro.

"Fui votada de Montalvânia a Poços de Caldas", disse, citando duas cidades em extremos do mapa mineiro, localizadas no norte e no sul, respectivamente.

Chiara Biondini é a mais jovem componente da Assembleia Legislativa. O mais velho é Doutor Maurício, do Novo. Ele tem 73 anos.

Deputada não vê prejuízos em posse 'tardia'

Entrevista ao jornal Estado de Minas, Chiara minimizou o fato de assumir o mandato três semanas após todos os colegas.

"Tirando o meu anseio de assumir o quanto antes para receber no meu gabinete todos os mineiros, (não vejo) nenhum impacto. As comissões ainda não foram formadas e, para as reuniões do bloco (de apoio a Zema), eu sempre sou chamada e participo ativamente", contemporizou.

As comissões temáticas, de fato, ainda não foram escaladas. Passado o carnaval, a tendência é que os deputados apoiadores de Zema e a coalizão de oposição definam os indicados a cada um dos comitês, como os de Constituição e Justiça, Administração Pública, Educação e Direitos Humanos.

Decisão de Moraes garante Chiara na Assembleia

Ao ser eleita aos 20 anos, Chiara se tornou a deputada estadual eleita mais jovem do Brasil. Em janeiro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, negou um pedido de liminar que tentava impedir a posse da deputada estadual.

O pedido de liminar contra a posse da parlamentar foi apresentado pelo primeiro suplente do PP, Heleno do Hospital, que recebeu 33.101 votos. Ele alegou que Chiara "não detém a condição de elegibilidade constitucional", uma vez que, na data da posse dos outros 76 deputados, não tinha 21 anos.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE