Governo

Na Paraíba, Lula participa de inauguração de parque de energias renováveis

O chefe do Executivo não discursou. À tarde, o presidente participará do relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Ingrid Soares
postado em 22/03/2023 13:32
 (crédito: Reprodução/TV Brasil)
(crédito: Reprodução/TV Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quarta-feira (22/3) do lançamento do Complexo Renovável Neoenergia, em Santa Luzia, na Paraíba. É o primeiro complexo associado de geração de energia renovável no Brasil que integra a geração de energia eólica e solar, com um investimento que alcança cerca de R$ 3 bilhões. O complexo se estende por uma área de 8,7 mil hectares nos municípios paraibanos de Santa Luzia, Areia de Baraúnas, São José de Sabugi e São Mamede.

Segundo o Planalto, a energia gerada pelo Complexo é de 0,6 gigawatts (GW), suficiente para abastecer 1,3 milhão de residências por ano. Pioneiro, o projeto destaca-se pela sinergia entre os parques eólico e solar com a linha de transmissão e a subestação. Essa característica otimiza o uso da rede de transmissão em função da complementaridade das fontes.

Também estiveram presentes no evento o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o governador da Paraíba, João Azevêdo e a primeira-dama Janja.

O governador da Paraíba falou sobre a importância do complexo para a região. "Essa geração (de energia) acontece por conta desse ambiente seguro que nós estamos potenciando. Então, fico muito feliz neste momento. A gente está celebrando aqui esse grande investimento na energia, mas acima de tudo, a revolução que está acontecendo para cada município", apontou.

O chefe do Executivo não discursou na ocasião. À tarde, o petista participará de um almoço oferecido pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), no Palácio do Campo das Princesas. Em seguida, vai à cerimônia de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Recriação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF). No final da tarde, o presidente vai ao Rio de Janeiro.

Na quinta-feira (23), Lula assinará a liberação de recursos à Lei Rouanet, de aproximadamente R$ 3 bilhões, e à Agência Nacional de Cinema (Ancine). Também está nos compromissos uma visita a instalações do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), criado pelo presidente em 2008.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE