Tensão na CCJ

Fraga ameaça Janones: "Não uso chupeta, não. Eu uso é revólver"

Declaração ocorreu durante discussão na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, nesta quarta-feira (29/3). Confira o momento do bate-boca

Renato Souza
postado em 29/03/2023 12:54 / atualizado em 29/03/2023 16:13
 (crédito: Reprodução/YouTube)
(crédito: Reprodução/YouTube)

O deputado federal André Janones (Avante-MG) foi ameaçado pelo deputado Alberto Fraga (PL-DF) durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), na manhã desta quarta-feira (29/3). A discussão ocorreu enquanto os parlamentares debatiam a situação envolvendo o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que no dia anterior havia sido alvo de ofensas.

Fraga afirmou que tinha ido à sessão disposto a brigar com o presidente da comissão, Rui Falcão (PT-SP), por acreditar que ele teria chamado Nikolas de "chupetinha". Mas disse ter percebido que as declarações contra o colega de partido ocorreram por parte de Janones.

Em seguida, Fraga fez as ameaças. “Eu não uso chupeta, não. Eu uso é revólver mesmo, é pistola”, disse. O clima ficou tenso na sala onde ocorre a sessão e se iniciou um bate-boca entre os deputados.

Em seguida, Fraga tentou partir para cima de Janones, mas não chegou a se aproximar do parlamentar, pois foi impedido por outros congressistas. Fraga é coronel aposentado da Polícia Militar.

Confira o vídeo:

Em 2017, o parlamentar chegou a ter uma pistola apreendida na casa dele pela Polícia Civil. No entanto, foi absolvido, pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), da acusação de posse ilegal de arma em razão de resoluções do Exército que, na visão do Poder Judiciário, puderam retroagir para beneficiar o deputado.

Em nota, Alberto Fraga afirmou que não fez ameaças e afirmou que não estava armado no plenário da comissão. Confira a íntegra do texto:

"Nota de esclarecimento

Esse é o meu quinto mandato como deputado federal, sempre fui oposição, mas uma frase pauta a minha atuação parlamentar: “naquilo que discordarmos, a gente se respeita, naquilo que a gente concorda, a gente se une”. Minha oposição sempre foi responsável e construtiva.

Na Comissão de Constituição e Justiça(CCJ), durante um discurso, um deputado da oposição me mostrou uma chupeta, como forma de afronta e eu disse a seguinte frase: “Não uso chupeta, uso revólver, pistola”. Em nenhum momento fiz qualquer tipo de ameaça, e acabei sendo interrompido durante a fala. Também aproveito para esclarecer que não estava armado, nunca circulei pela Câmara dos Deputados com qualquer tipo de arma.

É evidente que a oposição irá se defender dos ataques, mas certo tipo de comportamentos não podem ser aceitos, como desrespeito, interferir na fala. Esses são comportamentos inaceitáveis.

Deputado Federal Alberto Fraga (PL-DF)".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE